segunda-feira, 26 de maio de 2014

Para entrar no clima!

Dia de voltar com a rotina!
Está tudo meio bagunçado por aqui com as mudanças, mas vou tentar minimamente retomar.
Tirei praticamente uma semana de descanso de tudo: treinos, dieta, rotina, horários de acordar.
E está aí uma parte do treino essencial e que eu adoro. Vejo uma galera sofrendo com os descansos e eu nao entendo, porque adoro gente. Acho essencial e principalmente nesse periodo que divide as temporadas de treinos!

Um amigo me perguntou no sábado: e a endorfina? Rolou ate que dia. De verdade? Rolou ate seunda, no maximo ate terca! Depois ja bate aquela mini depre pos maratona!

Então o que nos resta e viajar com o que vem por ai!

E pra ir entrando no clima copa do mundo selecionei pecas fofas running:










Bons treinos, inclusive para meu teclado que perdeu umas letras(deu para perceber?)

:)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Livro aberto: Maratona de POA 2014

Fiquei uma semana sem passar por aqui, mais offline, me concentrando para o grande dia! 
Vocês talvez não imaginem como é a maior responsa dividir com vocês treinos, apertos e fôlegos. Sim, isso gera uma cobrança extra, um dever de resposta que eu particularmente adoro, me desafia! Mas nesse momento pré prova me introspecti e aliviei tudo...entendi que o que tinha que dividir com vocês já estava feito. Era hora de esperar o depois.

Pré-prova e dicas de Porto Alegre

Parti na sexta cedinho para POA e chegamos no hotel ao meio dia. Escolhemos dessa vez o Intercity Premiun que fica em Praia de Belas, há uns 5Km da largada. Embora não seja um hotel da rede parceira da organização da prova, não tivemos grandes problemas. No dia da prova o café foi servido às 5:30h(a maioria do pessoal queria às 5h) e deram uma pequena tolerância com o check-out. Bem aconchegante e tem uma vista linda para o Guaíba!




Com dicas da querida @marifps aproveitei para passear por POA e comer bem, muito bem! Na sexta almoçei no Macarroni, um restaurante de massas express no Shopping Praia de Belas, que é pertinho do hotel. 

A tarde fui para a Orla do Gauíba(do lado do hotel também) e fiz meu último treino: trote de 8K. A cidade estava gelada e eu friorenta como sou já estava sofrendo. A previsão era da temperatura baixar mais no fim de semana.

Na sexta a noite nos reunimos com a turma de Ipatinga no Usina das Massas. Restaurante fofo e perfeito. A textura da massa nunca vi igual. E essa turma mudou essa viagem, muito antes dela começar. POA virou um sonho de muitos!


Sábado de manhã o sol não saiu. Às 10h os termômetros marcavam 11 graus e o céu era pura neblina. Hora de buscar o kit e aqui é a falta de surpresa na Maratona de Porto Alegre. Eles não valorizam esse momento, nem pra ganhar dinheiro. Não é mesmo uma prova comercial. Não há camisas comemorativas da prova, nem stands bacanas de vendas! Só uma lojinha do patrocinador, mas sem muitas opções e descontos. Ou seja, vem pega o kit e pronto. Número de peito e camisa e fechou!




Fizemos o passeio na linha turismo, que super recomendo! Melhor forma de turistar para quem vai correr. Fizemos o percurso do Centro Histórico, que dura 1h45' e custa R$20,00. O ingresso é adquirido na Secretaria de Turismo que fica na Cidade Baixa, de onde o ônibus parte!




No sábado o almoço foi com essa guria linda, nossa guia! Fomos na Taverna Monte Polino, claroooo, comer mais massa! Lugar super charmoso e tradicional. E o sabor muito apurado!



De tarde foi puro descanso no hotel, até chegar a noite quando comi um sanduíche levinho no Shopping! Sim, o estoque já estava feito!

Voltamos e foi mais descanso! Hora de preparar todo o arsenal: roupa, tênis, meia, gel de carboidrato, bananinha, rapadura, viseira, documentos, gps e claro, minha cola! Sim pessoal, é a mesma colinha no relógio que usei em vários treinos!

A prova

Juro que depois de tanto chororô torcendo para não pegar muito frio, vi que era meu dia de sorte. Porto Alegre às 5h estava com 15 graus, um manguito bastava.

A largada feminina seria às 06:45h, então cheguei 6:15h, bem tranquilo para comer 3 cream cracker, tirar o agasalho e ir guardar as coisas no guarda volume.

Essa largada feminina exclusiva é um diferencial nessa prova. Pra além do cavalheirismo gigante, acho que a prova feminina ganha no nível técnico. Não é nem de longe uma prova cheia, o que ainda é ponto forte dessa maratona!

E agora é que abro meu livro. Muita gente me perguntou: qual sua expectativa de tempo? Carol, você está treianando tanto, quanto quer fazer? Em nenhum momento abri isso. Demorou até para mim mesma pensar num múmero. Mas nos últimos dois meses de treino estabeleci junto com o treinador a meta de 3h55'. Minha cola no gps estava assim...e fiz 4 longos tentando encaixar precisamente aquele ritmo, que era o seguinte:

1 ao 10 - 5'20''
11 ao 32 - 5'30''
32 ao 42'' - 6'00''

(Sem viajar muito nessa divisão que foi específíca para meu caso, para meus treinos, para minha cabeça, meu estilo, meu corpo, minha resistência - sem fórmulas!)

Larguei com 4 mulheres fortes e nisso fiz 3 minutos abaixo da minha meta, os 10K. Que foi o tanto que consegui acompanhá-las. Eu estava no meu forte e elas aquecendo. Foi divertido, inspirador, mas era hora de voltar pra minha. E lembrei: maratona é uma prova que se corre sozinho! 

Minha cola media de 4 em 4 Km e enquanto avançava na prova via que ganhava mais minutos de sobra e pensava: no final eu sei que vou sofrer, então, vamos garantir pontos extras para compensar. Minha sorte era que o pace abaixo de 5:20 estava mais confortável e dava então para prorrogar o que chamei de exaustão. Coisa de louco mas viajei nisso a prova toda. Frio faz mágica com corpo de maratonista, a gente fica insensível. Dava pra apertar e eu apertava. 

Chegando perto do Km30 vi que era hora de pisar no freio e desacelerar. Começou a bater um medo de não estar seguindo o que o coach me passou e talvez perder minha prova. Os caras passam e falavam: diz que é agora que começa né guria? Eu concordei. 

Faltavam 12Km, minha poupancinha de minutos extras estava boa e agora era administrar.

34 Km se passaram e só restavam 8,2Km(embora meu gps e de muita gente marcou 300 a 400m a mais!). Mas estava tudo bem. Sem agonia. Só controlar o que o corpo já tinha dado sinais de que suportaria. Não aguentava comer mais nada, mesmo sabendo que seria importante. Fui tomando água o máximo possível e isotônico.

Good day amigos! E na Orla do Guaíba, naquela reta infinita que parece não ter fim, foi a hora de curtir os últimos momentos dessa prova linda! De receber força de uns, de dar força para quem se arrastava em dor.

Embarguei a voz, saiu um choro. Me emocionei com a felicidade gigante desse momento, principalmente pela honra de ter pessoas tão queridas ali junto comigo, naquele dia! Era dia de comemorar, de celebrar a ralação e de pegar esse medalhão gigante(que mais parece um cookies) e pensar: "Você valeu a pena. Eu quis muito essa prova, esse tempo. Cada segundo a menos, foi minuto a mais de treino."








O crédito não vai para as abdicações. Nunca perdi nada com a corrida, com os pesados e longos treinos. Pelo contrário. Sempre ganhei. 

A surpresa dessa vez foi o pódio na categoria 25-29 anos: 5 lugar! Sem imaginar fui embora e deixei pra trás o prêmio $$$ e o troféu :( Hoje entrei em contato com a organização e acho que eles vêm aí, pra Minas!


Maratona pra mim ainda vai ser muito mais que esses novos 3h47'18''. 



Pelas pessoas.

Pelos ótimos e fortes encontros que fiz.

E pelas Carolinas que desencontrei, me deparei e reencontrei.

domingo, 11 de maio de 2014

De frente para!

Pronto!
Agora faltam só 6 dias.
Desde 05/01/2014. O que contabiliza: 19 semanas, 75 treinos de corrida, umas muitas sessões de musculação, 2 meias maratonas na caminho e o melhor: 19 grandes motivos para isso!

Muita coisa foi diferente e marcante!

Quesito treinamento apostamos principalmente num aumento de volume! O coach(Carlos AM Filho) acertou na pinta! Obrigada pelos insistentes e pesados treinos de 30K e pelos descansos sagrados e necessários! A nutri(Lili) foi essencial, começei o ano com anemia por conta da deficiência de ferro e me senti muito mais forte ao longo do tempo, só com base na alimentação. Me marcou as amizades que fiz, um grupo(Mari, Afonso e Verônica) que me animou para enfrentar os longos, sempre com muita risada, açaí e empurrando para experimentar o gostinho da velocidade! E por meio de #hashtags também encontrei afinidades, motivação e o amparo para a dor de todo corredor. Obrigada #divasquecorrem, #vidaadoravel, #correndonaviagem, #treinaquevem!

Outra foi que renovamos semana a semana uma razão para tudo isso! Para acordar de madrugada, para sofrer nos longões(assim como nos tiros suicidas), para seguir uma alimentação regrada(e às vezes sair dela, claro!), para ler e respirar tudo sobre corrida e principalmente para fazer despertar em mim motivos que me levem a essa experiência, pela terceira vez!



Pra mim é assim. Se não for para ser verdadeiro e intenso não vale. 
E sem puxar sardinha, só o barato da corrida mesmo pra deixar nossa vida tão cheia de cor quase monotemática! Sim, ela preenche taaaaanta coisa!

Não tinha jeito melhor de passar por mudança e selar uma fase da minha vida!
Poucas porradas, livros, ensinamentos, quedas, teorias e teóricos me fizeram amadurecer na vida como uma maratona fez!
Sim, estou cheia de despedidas!
E vou deixar para continuar isso logo mais... 
Até POA!

Bons treinos!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Quem vai comigo para POA!

O post de hoje está quase em clima de despedida dessa temporada e por isso dia de agradecer às pessoas que fizeram parte disso! 

Hoje foi o último treino longo até a Maratona de Porto Alegre(faltam 17 dias !!!!!), 32K na Lagoa da Pampulha e seguindo precisamente a cola maravilha! Confesso, passei 50 segundos acima da previsão(2h56m50s)! Vou colocar culpa no frio de 11 graus quando começamos, pode? Rsrsrs!


Das três temporadas de treino para maratona(2012/2013/2014) essa é a que estou me sentindo melhor! Foi tudo muito diferente e no que tange ao treinamento em si se fosse para resumir em uma palavra seria VOLUME. Muito volume! Foi o que meu deu confiança e foi um prazer, deixou de ser aquele sofrimento sabe? A gente passa a amar e se viciar nos kms aumentando! Mas claro que devido a isso hoje também estou chegando a exaustão. Não vejo a hora da prova chegar e sim estou delirando com um período de férias!

Mas vamos ao que interessa!

Então meu agradecimento é a essas pessoas e essas carinhas felizes que estavam lá hoje e que contagiaram meus treinos e principalmente os longos!


O coach, meu treinador, que me ensinou tudo sobre corrida! Do pé, até posição de ombro, de controlar a ansiedade e o pace e principalmente a querer desejar DESAFIO, porque sem isso não tem a menor graça.

Mari, minha amiga linda, meu maior presente no quesito "amizades que a corrida me deu". Aprendemos a dividir mais que quilômetros, mas tantos outros sentimentos da vida! Daquelas pessoas que te mostra que o que mais importa são as coisas mais simples, é o que fica! Aprendi muito com sua disciplina!!!

Verônica, que é o coração dessa turma, a energia, o sorriso e o abraço no momento certo! Ela pode ter acabado o treino, mas se te ver com cara de chororô ela tá ali para te acompanhar até o final!

Afonso, me aguçou para essa tal de velocidade! Parceiro lado a lado de paces insanos e muitas vezes suicidas, mas ainda assim juntos! 

E não, nós não somos parceiros de equipe ou de assessoria! Não foi afinidade que surgiu por circunstância, mas talvez pelo acaso, pelo que de surpreendente a vida pode nos trazer!

(Já falei aqui que não tenho assessoria, meu coach é o marido que trabalha na área!)

Vai ficar muitos segredos a serem revelados, muitas madrugadas aos sábados, muitas voltas no Belvedere, muitas paçoquinhas, açaí, capuccino e GU de Baunilha!kkkkkk

É isso que vou levar na mala para Porto Alegre, melhor mistura de alegria e corrida! 

Os 4 no lado a lado!