quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Correr ativa na gente um mundo de emoções, dentre estas a vontade de ver outras pessoas próximas correndo e se identificando com esse esporte maravilhoso.

E é dando esses passos que a gente assiste a corrida mudando a vida de muita gente. Alguns saem da monotonia, alguns largam vícios, alguns perdem peso, alguns ganham dinehiro, alguns viajam o mundo e outros encontram sentido para a vida!A vida...ahhhh a vida: agradece a beleza do sorriso de te ver atravessando a linha de chegada!

Nesse emaranhado todo,  não podemos nos esquecer de uma geração que está aí batendo na porta e já calçando o tênis para cair nas pistas e alcançar suas primeiras conquistas e medalhas!

É com muito orgulho que apresento aqui no blog a campanha do atleta Talles Medeiros, que está reunindo doações para fomentar o esporte na cidade de João Monlevade. Ele estará no Savassi Sport Life recebendo as doações e vou estar lá também!

Segue o recado dele:

Caros amigos! 

Aqui em João Monlevade-MG, estamos tentando reerguer o atletismo de base. Buscar jovens nos bairros e escolas para dar a eles uma condição de prática esportiva, especialmente o Atletismo. 


A partir de fevereiro/2013 teremos

 na cidade o campeonato de atletismo com provas de fundo e meio-fundo do estádio Louis Ensch. Mas precisamos MUITO de apoio para esses meninos.

A maioria sequer tem condições de adquirir um tênis adequado. Como forma de incentivar esse garotos, estamos buscando apoio de todos. Gostaria muito de contar com a ajuda daqueles que puderem nos ajudar!

- Tênis que você não usa mais!
- Garrafinhas de Água (ganhamos tantas e muitas ficam encostadas)
- Sacolinhas (essas de kit de corrida como o da Adidas);
- Bonés, viseiras, shorts.
- etc

Tudo aquilo que poderá ser usado como brinde para premiação os garotos nas competições aqui!

Quem tiver interesse em doar algum equipamento, mande mensagem inbox. Farei questão de buscar, se for em BH, e registrar a entrega desse material aqui na cidade!

ou por e-mail: talles.medeiros@gmail.com


Pessoal não vamos ficar de fora!!!!Vamos aproveitar a oportunidade para doar e prestigiar o evento!!!Cada um contribuindo com um pouquinho podemos fazer a diferença na motivação desses pequenos!Prá não dizer a diferença gigante que vai fazer em você....

Bons treinos!





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Galera, comi mosca e esqueci de postar o treino de ontem: 10 tiros de 500m!E hoje 10K indoor!

Acho que agora a chuva se acomodou confortavelmente sobre Minas...então chega de reclamar e bora treinar!

Mas depois de uma baita chuva no domingo, resolvi preservar hoje....para não brincar com a sorte! 

O treino não foi dos mais tranquilos pois ontem teve uma mini-baladinha!E acordar foi quase um martírio! Eis aí um dos grandes dilemas dos corredores: conciliar balada com treino logo cedo. Não é fácil e você se depara com um monte de escolhas a serem feitas. 

Verdade seja dita que essas escolhas vem bem naturalmente, quase como se não houvesse dúvida do que é certo a fazer(preservar o treino, claroooo!!!). 

E com ponderação, tudo tem solução!(estou cheia de rima hoje)

Acredito de verdade que dá para conciliar, SE:
Não houver excesso(ou seja, sair de quarta a domingo);
Se hidratar bastante(leia-se, água mineral também).

Até corrida com balada já inventaram né? Que é para não ter desculpas!

Bons treinos!





terça-feira, 27 de novembro de 2012

Promessa é dívida e lá vai as fotos de domingo que eu havia prometido!

Parabéns ao atletas do grupo que participaram do Circuito das Estações Adidas Bh - Etapa Verão! A gente se vê no outono ein?
















Bons treinos!

domingo, 25 de novembro de 2012

Dia da última prova do Circuito das Estações Adidas. E vou dizer: me senti comtemplada peloas quatro estações em apenas uma prova!

Mas a prova de hoje teve um gostinho super especial...vou contar. Lá vai!

Fui junto com o pessoal da Pelé Club Runnning e por isso chegamos cedinho. É  sempre muito bom esse momento backstage e hoje estava quase com um clima de fechar o ano, de comemorar os resultados, as evoluções de cada um....

Tivemos ainda uma disputa chapa quente entre os 3 R's : os queridos Rodrigo, Roney e Rômulo!E Rodrigo saiu na frente esquentando a competição no trio! E bota desempenho nisso, os 3 mandaram muito bem e fizeram jus aos votos das torcidas!

Mas hoje foi nos acompanhar uma pessoa muito especial: a Bruna. Não se sei vocês se lembram mas há um tempo atrás eu disse sobre incentivar um amigo a ir para a corrida. Nossa, senti de verdade que participei um pouquinho dessa vitória! Fiquei felizona dela estar lá, viver esse momento,conhecer esse espaço, ver aquele tanto gente super feliz e louca simplesmente por estar ali correndo! Depois de passar um ano de recuperação, de fisio, de retorno progressivo a fazer esporte, a Bruna arrasou na sua estréia nos 5K! Parabéns viu pela dedicação, por ter acordado cedo assim, enfrentar chuva, cansaço e ainda assim levantar da cama com um bom motivo para ir correr! 

Por fim, minha prova não foi muito boa não. Mas foi dentro do meu planejado. O percurso contou com uma chuva pesada, que ao mesmo tempo que lava a alma te traz aquela sensação de peso gigante. Com o tênis molhado apareceu bastante a dificuldade....Fiz o tempo oficial de 54:45, 7 lugar na categoria. Como havia dito no último post, é muito chato aumentar o tempo, recuar no que você evoluiu. Mas é a vida no esporte, não dá para sempre ficar satisfeito. Dá é para correr atrás disso. Meu treino nunca é específico para essa distância e quero muito ano que vem ter um tempo para fazer uma planilha para 10K. Aí sim eu poderia lamentar o resultado....No mais, a felicidade de cruzar o pórtico é gigante. Foi meio de tromba e de bico, mas foi maravilhoso, e é de dentro que a gente sabe disse! O ano está acabando e é hora de nós corredores nos parabenizarmos, pois somos todos muito vitoriosos! 

Tenho só uma fotinha do instangran pois estou sem o cabo da máquina! Amanhã vocês passem aqui para conferir viu?


Bons treinos!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dia de pedal!
Putz...não foi nada fácil em pleno dia de semana acordar às 05:10h para começar a pedalar às 05:40h. Estava a noite, escuro.....e quase coloquei o efeito "soneca"no despertador, se não fosse a empolgação que eu estava para descer com a bike. O horário foi assim bem cedo(um pouco mais que o normal) para evitar o encontro com o trânsito caótico de todo santo dia....

Pedalar na cidade não é fácil, principalmente se a cidade, o trânsito e os motoristas não estão preparados!

Fizemos um treino de pouco mais de 1 hora e foi muito boa a sensação de "a vontade"com a bike que eu estava. Muito mais segura e simplesmente curtindo o vento batendo no rosto, o frio na barriga com a velocidade e o suor, muito suor. A força que você precisa fazer com as pernas é gigante numa subida! E dizem que isso pode dar um efeito bem bacana na corrida, o que me empolga bastante, afinal várias vezes na corrida fico com isso na cabeça, de que "faltou perna", faltou força para acelerar.

Ainda estou meio tartaruga mas vou tentar aumentar progressivamente o treino de bike, para pensar uma transição legal com a corrida!

Amanhã rola day off e domingo tem prova! 


Bons treinos!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

No pain no gain!
Lá vai!

Ontem fiz musculação, para vocês verem como estou levando a sério essa história...
Hoje foi dia de 10K, no melhor estilo. Forte Muito Forte!

Saí do treino em migalhas.

Se rolar parte disso no domingo já estou satisfeita. E putz como a música ajudou. Quase assim determinante. 
Essa prova não estava nos meus planos e nem na minha planilha de treinos! Fiquei bem na dúvida e falando a verdade paguei pau de leve....fiz um tempo bom na última corrida e de verdade que não queria ver meu tempo subir.

Isso é uma sensação que pouquíssimas vezes nós corredores passamos. Na maioria das vezes a gente vê nosso tempo reduzir, que seja 1 minuto ou 1 mísero e gigante segundo. Mas que seja. O que importa é a evolução. E estacionar ou voltar o tempo dá um baque para quem está pegando firme nos treinos!

E ai quebrei a cabeça pensando se eu corria 5K ou se ia de boa nos 10K e relaxava, para ver no que ia dar....vou apostar nos 10K e dar a cara!!! Do contrário, isso aqui não valeria a pena! 

Bons treinos!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pessoal,

ontem foi dia de musculação!!! Estou há 2 meses numa pegada boa com os treinos de musculação e estou percebendo resultado e melhora na minha corrida. Aquela sensação de falta de força para o sprint está bem melhor!

Hoje o treino foi 8K FO e deu para puxar bastante já que tive aí 3 dias de descanso consecutivos da corrida, entre day off,pedal e musculação! Não lembrava de passar mais de 2 dias sem treino de corrida há muito tempo....mas minha planilha essa semana dá uma trégua e cai bastante a rodagem!

A delícia é que domingo tem prova! Fechando o Circuito das Estações Adidas! Nossa como o tempo está voando e dezembro batendo na porta....o verão está aí galera!E os treinos prometem!!!

Quem vai?



Bons treinos!

domingo, 18 de novembro de 2012

Hoje foi um dia puxado!

Logo cedo fui para o Belvedere na Corrida da Saúde do Homem, acompanhar o namorado e o irmão! A corrida foi bem bacana, contando o friooo e o vento forte que bate naquele lugar e que o percurso é daqueles mais difíceis aqui em BH. Morro que não acaba mais!!!!

Aproveitei o dia da saúde do homem e fui apenas prestigiar! Já que temos o dia DELAS, achei que hoje o dia era DELES! Acho que é a segunda ou terceira vez que vou assistir uma corrida sem correr, e como das outras vezes, bate sempre aquela vontade de sair correndo na hora da largada. Mas hoje teve uma diferença. Conheci uma pessoa lindaaaaa que também estava lá esperando o namorado. É  a Vânia, uma paulista que adotou BH e que também corre(ohhh se corre, já encarou 8 maratonas!!!)...então a gente se divertiu contando casos e falando de corrida! 

Não é atôa que o espaço da corrida é um dos mais férteis para nascer grandes amizades e encontrar grandes amores! Estamos todos ali levando o que de mais belo cada um tem, sua força, sua motivação e seu bem estar!



Meu dia hoje foi de bike, fiz 20K na Avenida dos Andradas, debaixo de sol, pois já era quase meio-dia! Que delícia seria as ruas com menos carros, mas sei que isso é apenas sorte de feriado! Fica bem mais tranquilo de andar e de acelerar!

Estreei minha bermuda TECHNOGEL e aprovei! Preço camarada e acho que foi uma boa compra para começar!

Por fim, quero muito agradecer à LAUF pelo presente! Adorei e vou usar muito quando o frio apertar aqui em BH! Fora a estampa que é linda #todavida!






Bons treinos!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Quinta de feriado e acordamos com uma chuvinha fina!
Achei que ia colocar a bike na rua mas como o asfalto ainda estava molhado achamos melhor não arriscar!
Aproveitei que tinha musculação e fui fazer meu treino na esteira! E com companhia boaaaaaa, aí rola bem melhor o treino indoor!

Tive um treino funcional puxado depois mas rendeu muito bem, considerando que nessa semana curta o que mais rola é #sairdadieta tentei pegar pesado hoje cedo!

Na parte da tarde abriu até sol por aqui!  O tempo está louco mesmo!!! Daí vi que muita gente saiu de casa para treinar....



Bom feriado e bons treinos!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hoje cedo estava aquela chuvinha fina e com esse horário de verão às 6h ainda estava escuro....coloquei na função soneca e não despertei mais. Perdi a hora do treino...

Daí empurrei o treino para a parte da noite. Saí às 20h de casa pelo Funcionários e fomos para a Praça da Liberdade. Já tinha um tempão que não treinava lá....também pudera. Muito cheio, muito estreito e muita escuridão. Breu total na praça e uma pisada em falso para acontecer uma tragédia com o tornozelo. Ou seja, Praça da Liberdade a noite é treino de rodagem de leve. Melhor não arriscar nada sério! Fiz um treino regenerativo tranquilo de 45 minutos!

Domingo tem corrida pessoal!!! Bora???



Bons treinos!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

De volta a rotina.....corrida, trabalho, trânsito, trânsito, casa.

Pelo bom dia, tivemos 12 tiros de 500 metros! Voandooo...a ideia do treino foi intensidade total, muito forte!

E para colocar um pouco mais de pimenta nessa história....Lance Armstrong descansando em sua sala! 

Tirando onda ein?


Para alguns pareceu ironia, para outros falta de ombridade. Para mim foi um toque de humor, quase um sátira de uma terrível tragédia. E leio um homem cansado, cansado de ter que provar quem é e a que veio.
No final, o que resta de importante, é ele com ele mesmo, com suas vitórias e sua derrotas, públicas e particulares.

De certo, que o amarelo para o esporte mais se aproxima do ouro de quem brilha do que do amarelo de quem se envergonha.

Bons treinos!


domingo, 11 de novembro de 2012

BH  foi dormir e acordou debaixo de água.

Como hoje na parte da manhã eu tinha compromissos extra-esportes, torci para que na parte da tarde São Pedro desse uma trégua, afinal estava doida para descer com a bike!

Por fim, tivemos muita sorte e o céu abriu!!!!


Daí, vou contar um pouco de como vai ser esse começo com a bike, a transição de um corredora que pega uma bike do zero!Porque falando a verdade, última vez que andei de bike eu era adolescente e no máximo pegava a bike para ir para a academia lá em Ipatinga. Speed então..."Prazer, meu nome é Carol."
E por mais que eu estava louca para experimentar essa sensação que a bike trás de liberdade, velocidade, ousadia...tive medo, muito medo. Fomos para a Avenida dos Andradas e bateu um desespero andar perto dos carros...mas na volta eu já estava bem mais a vontade!!! :)

Fizemos quase um passeio, bem leve mesmo. 11K.

Uma leitura que recomendo e que foi o pontapé dessa história é o Guia para Iniciantes do Triathlon da Oakley e MundoTri, que tem disponiblização gratuita pela net.

Agora vou organizar meu treinos com o coach para intercalar com a corrida!Vou contando!

Bons treinos!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ontem foi day off e hoje 10K pela frente!

Chuva chuva e mais chuva batendo na janela. Isso para um corredor é como ver o ônibus que você vai pegar passando, é como ir comprar aquele bombom maravilhoso e ver uma pessoa comprando o último, é pensar naquela viagem maravilhosa e ir comprar a passagem e ver que acabou!

É jogar um balde de água fria na sua cabeça.

Massss...como não faz parte dos nossos dotes mãnha, dengo, lero-lero, chororô, hora de levantar é hora de levantar. Vá lá, me dei 5 minutinhos com mais uma soneca, mas sim, levantei! Calçei o tênis e fui atrás do que me faz bem. E chegar em casa depois dessa (re)(des)carga de energia é o que vale!

Faça sol, faça chuva, não deixe de fazer o que te faz bem!

Eu corro para começar o dia.

É  assim. Bom dia Amor, Bom dia Tommy, Bom dia Tênis, Bom dia Vida!


Bons treinos!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Hoje foi dia de estréia de treino na minha planilha.

Treino de 2 turnos. É  uma divisão do treino em duas partes. Fiz 5K na parte da manhã e 5K na parte da noite! Coincidentemente essa semana da minha planilha caiu na minha semana de férias e aí foi bem possível mas não fácil.

Putzzz....fiquei imaginando que atletas profissionais vivem dessa rotina, de treinar de manhã e de tarde....e haja fôlego para isso! Dei uma baita reforçada na alimentação, porque sabia que ia ser necessário! Óbvio que o treino da tarde foi lento, porque dei todo gás do mundo no treino de cedo...

E hoje também foi um dia especial por outro motivo. Já tinha anunciado aqui uns dias atrás que uma surpresa batia na porta!

Minha "branquinha"chegou. Escolhida a dedo, namorada, vigiada, pensada e mirabolada, veio na hora certa!
Minhas pernas coçaram por isso. Estou apaixonada por um esporte que é TRIlegal, TRIemocionante, TRIdesafiador. Daquelas paixões que você admira de longe e pensa se um dia você terá a chance de chegar perto.

Um passo de cada vez. Uma pedalada de cada vez. Quero muito chegar lá.

Vou tentar de tudo para que esse espaço aqui se amplie...vou estudar, ler, aprender, tomar nota....e vamos continuar dividindo, mais que palavras, emoções!



Bons treinos!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Hoje foi dia de 10K - INDOOR galeraaa!!

Num é fácil. Para os amantes da corrida de rua que uma dia começaram nas esteiras das academias, é quase um absurdo correr mais que 5K na esteira. Pois eu sou teimosa em continuar pelo menos um treino da semana nas esteiras...às vezes pela preguiça de sair de casa, às vezes pela pressa, às vezes pelo tempo....

E falando em esteira preciso que você corredor assista a esse vídeo. O cara não precisa de apresentações. Tenho certeza que você já o conhece..... Ele transpira motivação! É  um brutoooo cheio de raça! Fundista que é fundista não nega sua competência......falo sério que me emocionei ao ver o vídeo, de arrepiar quando tentei sentir o que você sentia naqueles momentos finais!

Mandou brasa Jorge!!!



Bons treinos!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Depois de um sábado e domingo puxados de treino, hoje foi dia de musculação!

Por esse dias me debrucei numas leituras e encontrei no livro velho com as folhas cheia de orelhas algumas palavras que me serviram e acredito sinceramente que servem também a você...


(...)
Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.

O sofrimento é opcional.

Drummond




Bons treinos!

domingo, 4 de novembro de 2012

Fechando a semana com chave de ouro.
O treino do dia era só uma voltinha naquela lagoa bonita, sabe qual? Sim, essa mesma. Dia da minha Volta Internacional na Lagoa da Pampulha(18K).

Muita gente me pergunta se vou estar lá no dia da prova. : ( Mas, excepcionalmente e por um ótimo motivo, esse ano não vou estar!: ) Tenho a formatura de uma grande amiga no final de semana da prova lá em Ipatinga e por essa perda estou tentando fechar a agenda para me auto-recompensar com uma estréia na São Silvestre.

Bom, mas sobre o treino hoje, o que tenho a dizer é que foi maravilhoso. Há tempos eu não fazia a volta. Meus últimos longos na Lagoa não foram dando A VOLTA, mas sim "indo e voltando". É  revigorante esse treino. Pela vista, pelos encontros com as pessoas que também estão dando a volta em pontos opostos, pelas paradinhas para lanchar e hidratar, pelas capivaras que atravessam seu caminho, pelos bikers sinistros que entram loucos nas curvas e pela contemplação ao esporte que é domingo cedo na Lagoa! Quase que parecia um calçadão de tão cheia!

O treino não foi fácil. No Km 12 quase que parei. Caminhei por uns minutos e quando avistei a Igrejinha veio um empurrão e sentei a bota! Sabia que estava chegando e não podia mais parar!





Bons treinos!




sábado, 3 de novembro de 2012

Ontem curti o feriado de day off!
E hoje fizemos o treino de 8K FO na Avenida Bandeirantes! O clima estava perfeito....21 graus no início, o que ajuda qualquer performance!Sábado a avenida não fica com a parte fechada como fica aos domingos, reservando uma parte da pista aos corredores, mas mesmo assim é um dos melhores lugares para correr em BH. Para quem não mora aqui...é um lugar que tem que conhecer e treinar!



Ah e foi um dia de aprontar muitas surpresas...daqui uns dias conto aqui para vocês, mas ainda é segredo!

Enquanto isso, vamos ao luto pelo cancelamento da Maratona de NY. A organização da prova sofreu uma baita pressão esses dias para que procedesse o cancelamento, devido a todos os constrangimentos que a cidade estava passando e ao sofrimento de muitas pessoas! O anúncio foi feito ontem mas ainda não temos notícias sobre quais são as perspectivas para a realização da prova. Uma pena para os milhares de corredores-turistas que viajaram ou estavam a caminho da Big Apple...não dá para dizer que quem chegou perdeu a viagem porque sempre compensa, mas rola uma expectativa muito grande e isso pra quem está indo enfrentar uma maratona é um balde de água fria, afinal são meses de preparo e abdicações!

Por isso, ainda considerando minha pouca experiência, sempre que me perguntam sobre a estréia de uma maratona, a primeira coisa que tenho a dizer, é que eu não faria minha estréia numa prova internacional. Acho que é muita ansiedade já para a estréia, são meses de preparo para esse momento. Não arriscaria por nada problemas de vôo, cancelamentos, mudanças climáticas....tudo que estivesse completamente fora da órbita de meu controle prefiro eliminar num momento tão delicado e estratégico!

Mas sobre NYC, melhor a gente pensar, que a gente quer sim ver o espetáculo dessa maratona, mas numa NYC linda, recomposta, com pessoas sorrindo, vibrando!!!

Bons treinos!




quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Feriadinho batendo na porta e.........
Não é hora de descansar não!Pelo contrário! São dias excelentes para pegar pesado nos treinos, afinal seu corpo vai estar mais descansado e mais propício para treinos longos! 

Hoje foi dia de 12 tiros de 500 metros, como uma continuação daquele treino da última terça. Foi indoor e puxado com a inclinação na esteira. Para fechar fiz um trote de leve no final. E é impressionante como depois daquele esforço todo de simular uma subida você parece levitar quando volta para o plano...quase que vai no automático mesmo.

Vi esses dias um artigo bem interessante sobre a corrida descalça. Já li alguns textos nas revistas sobre corrida, mas nunca algo tão esclarecedor. Leonardo Liporati apresenta muito didaticamente esse estilo de correr e no mínimo te prova e instiga a tentar uma única vez essa façanha, que num primeiro momento parece um tanto quanto estranho. Juro, que no final do texto, me bateu uma grande dúvida: será que num é a gente que está nesse estranho? Correr descalço não seria o auge da normalidade?

Segue o texto e vídeo:


Recentemente a corrida descalça tem recebido alguma atenção da mídia especializada. Sendo assim, talvez você já tenha visto ou lido algo a respeito. Acontece que muitos destes textos trazem a opinião de “especialistas” que NUNCA correram descalços! Pode ser que o que você irá ler a seguir o deixe chocado. Pode também contrapor tudo o que você já viu sobre corrida descalça. O motivo é que sou um corredor descalço com 7 anos e meio de experiência na modalidade. Descalço para mim significa SEM CALÇADOS. Parece óbvio mas, como nos últimos tempos surgiram vários calçados “descalços” (tênis, sapatilhas, sandálias, …), quero deixar isto bem definido.
Primeiramente eu lhe faria a pergunta: “Qual é seu objetivo em correr descalço?”
Se você é um daqueles corredores veteranos, acostumado a treinar com dores, e ouviu dizer que correr descalço (ou com calçados minimalistas) é uma panacéia para te livrar das lesões da noite para o dia, tenha certeza que lhe enganaram! Correr descalço tem pouco haver com correr mais rápido, mais competitivamente, sem prestar atenção a seu corpo, passando por cima da dor sem se preocupar com a corrida de amanhã. Correr descalço tem muito haver com escutar seu próprio organismo, ter uma consciência corporal plena, saber que ao final do treino você estará melhor para o treino de amanhã e para continuar correndo por toda a vida.
Entretanto correr descalço é difícil. Infelizmente, em nossa sociedade imediatista, as pessoas tomam ruim como sinônimo de difícil. Elas desejam resultados rápidos, não tem paciência para trilhar o caminho, querem encontrar atalhos. A corrida descalça exige paciência e determinação. “Mas a corrida descalça não é a forma natural de correr? Onde está a dificuldade?” – você perguntará.
Para começar, vivemos em uma sociedade que aprisiona os pés das crianças desde os primeiros meses de vida. Já ouvi muitos dizerem: “tenho um pé de moça por isto não posso correr descalço!” Ter um pé de moça, seja você do sexo masculino ou feminino, significa que seu pé desenvolveu uma sensibilidade exagerada! E como poderia ser diferente? Ele quase nunca vê a luz do sol, ele nunca sentiu texturas diferentes, ele só conhece a sensação de viver num lugar escuro, úmido e repleto de fungos e bactérias: o interior de seus calçados. Ele está supersensível em busca de novas sensações!
“Então basta dessensibilizá-lo, no popular  engrossar as solas, para eu correr descalço” – dirá você. Outro engano. A menos você tenha passado toda a infância e adolescência praticamente descalço, não existe um caminho curto para a corrida descalça. Se migrar para a corrida descalça fosse fácil e rápido acho que veríamos muito mais corredores assim nas provas. Evoluir nesta modalidade é um processo lento e gradual.
Você rebaterá: “Mas basta usar um calçado minimalista e fazer a transição para a corrida descalça!” Digo que esqueça os que os vendedores lhe contaram. É exatamente o contrário. A corrida descalça é que representa a transição dos tênis para os minimalistas. Nosso corpo possui terminações nervosas para tato, pressão, temperatura, dor, propriocepção e outras sensações. As existentes em nossos pés são importantes para nos ensinar como correr de uma forma mais suave e que minimize dores e lesões. Anular estas terminações nervosas, com calçados ou medicamentos (drogas), é emudecer o melhor treinador que possuímos em nós mesmos! Além disto, não é só a pele que está supersensível. A corrida descalça modifica a forma de correr. Serão exercitados músculos, tendões, ligamentos e ossos de forma diferente. Estas estruturas precisam de bastante tempo para se adaptarem. E, quanto aos calçados, lembre-se que correr de uma forma melhor não pode ser comprado, mas pode ser treinado. Ninguém não se torna um melhor pianista ao comprar o melhor piano. Seus pés deveriam ter aprendido a correr faz anos, lá na sua infância, infelizmente foram privados disto. É preciso “começar do princípio”. Fique descalço para (re)aprender a forma de correr, treine assim para correr melhor, só depois use o “instrumento” calçado minimalista em seu benefício e quando julgar necessário.
Novamente você poderá contestar: “Você fala em minimizar a dor… correr descalço é muito dolorido, vocês são verdadeiros masoquistas!” Bem, parei de correr usando tênis devido as intermináveis dores na canela, mudei para a corrida descalça pois esta é sem dor! Seus treinadores (as terminações nervosas) lhe ensinam a correr com mais delicadeza ou lhe dizem quando é hora de parar ou quando o piso é muito agressivo para sua habilidade atual. Você tem que respeitá-los! A primeira medida é não bloquear a função deles com calçados. A segunda é não bloqueá-los com medicamentos para tirar a dor. Minha filosofia é: se dói está errado ou você está exagerando. Assim, corro descalço porque não dói!
“Não dói? Kkkk, as ruas estão cheias de pregos e cacos de vidro. Pisa em um para você ver!” – você retrucará. Este é um temor exagerado por parte dos corredores calçados. Nas ruas, os cacos e os pregos não são tão comuns como na imaginação das pessoas. Os pregos também tem o costume de ficarem deitados e não em pé. Mas a visão é o mais importante, basta desviar ao se enxergar algo perigoso no chão! Com o tempo a coordenação visão-pés também fica mais aguçada.
Vou encerrar este texto por aqui. Não quis falar sobre as “polêmicas pesquisas”, sobre se descalço é mais ou menos eficiente, sobre a mecânica diferente e coisas do gênero. Estes assuntos são recorrentemente explorados pela mídia. Quis apenas mostrar que correr descalço envolve encarar o esporte “corrida” por uma nova filosofia. Para tirar proveito dela é necessário paciência para evoluir paulatinamente. Calculo em torno de um ano o tempo para se sentir bem nesta (nova) modalidade.
Se tiver mais interesse no tema e/ou quiser saber sobre assuntos que não falei, sugiro assistir o vídeo abaixo e acessar o site Pés Descalços (pes-descalcos.org/run), onde podem ser encontrados outros vídeos, links e informações.



Como disse Leonardo da Vinci, o pé humano é uma obra prima de engenharia e arte!

Bons treinos!