sexta-feira, 31 de maio de 2013

Fartlek no Vale!

Ontem peguei estrada de novo e cheguei em Ipatinga umas 9h com o sono bastante atrasado...e com 2 combinados para o feriado: descansar bastante e treinar muito!
Sim, isso não é contraditório.
Trouxemos a bike e ontem partimos para o pedal. Debaixo de uma chuvinha fina que caiu durante todo tempo, sem trégua, mas que não atrapalhou. Saímos do Iguaçu e fomos pela BR em direção a Timóteo. Um bom trecho para pegar estrada embora não muito seguro devido ao grande fluxo de veículos, principalmente de grande porte.


Hoje foi dia de corrida e tinha 18K pela frente. Estava completamente decidida a não aliviar nesse treino, queria um parâmetro para o que vai ser o Rio em Julho. E resolvi fazer um treino o mais próximo do que seria a prova. Marquei 3 tempos nesses 18K: no Km5, no Km10 e no Km15. E nesses três fiz minha reposição. No primeiro e no terceiro com água e no segundo fui de bananinha. E está aí algo que precisa ser treinado e adaptado. Quando e o que comer durante uma prova. Depois da comida, seja gel, bananinha, balas, jujuba, sempre é meu maior temor....ansiedade de que possa não cair bem! Hoje caiu tudo bem!! Outra coisa é o foco: não pensar nada, nada mesmo durante que não seja o movimento que corpo está fazendo. Ontem li uma matéria na Runner's que falava disso....de concentração. Não dá outra coisa senão resultado. Amo aquela corrida devaneio, de pensar na vida e fazer poesia. Ma sé  a corrida pé no chão que vai te trazer mais ação.

Adoro essa cidade. Adoro treinar aqui. É uma sensação literal de estar em casa. Essa paisagem que conta a história de sua vida e que trás tantas coisas positivas só acrescenta energia. E o melhor é encontrar aqueles rostinhos conhecidos no meu mundo corrida. Gente apaixonada por esse esporte e que dá uma raça inimaginável nos treinos. Na ordem do dia: Toninho, Mônica, Cristiano, Soraia e Fabiano.

Bons treinos!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vai e volta!

Desfazendo e fazendo malas!
Lá vou eu.
Segunda foi day off e dia de viagem.
Tênis, minha merendeira maligna cheia de frutas e com meus sanduíches do Pão de Forma Estrada Real de Orapronobis(uma delícia!!!) enriquecido com Ferro: tudo junto na bagagem!
Ontem levantei cedinho e parti para o treino de 12K na Ilha dos Araújos em GV. Nunca havia treinado por lá e achei um lugar muito bacana para treinos. O percurso tem 4,6K e é um lugar bem tranquilo para treinar dentro da cidade, sem se preocupar com trânsito ou semáforos e aproveitando aquele cantinho verde, além da vista linda para o Rio Doce em torno da volta! Para minha sorte a cidade que tem a fama das altas temperaturas estava num clima bem ameno!



Hoje peguei estrada e tinha meu treino 2 da semana: 10 tiros de 500m. Muito cansada mas não abandonei o barco não! Mesmo chegando nessa BH friaaaa!


Agora vou ali fechar as maletas porque amanhã cedinho partimos para o Vale do Aço!
E o feriado promete!!!Rsrsrs....


Bons treinos!

domingo, 26 de maio de 2013

Retro do final de semana!

Uma semana cheia que vou tentar recontar por aqui.
Na quinta fiz um pedal as 05 e pouca da manhã de 1 hora e meia e depois fiz musculação.
Muita gente brincou e perguntou porque começar tão cedo, já que estava escuro ainda e me perguntaram como era. Cedo porque geralmente começo a corre às 6h. Mas com a bike não tem jeito. Não podemos esperar a cidade acordar, precisamos evitar nos encontrar com tantos carros na rua. Cheguei do pedal e fui para a musculação!

Na sexta fiz meu terceiro treino de corrida da semana, 10K. Vencendo o frio que chegou na capital esses dias!


No sábado garanti mais um treino de musculação e tinha alguns compromissos sociais. Sempre falo que dá para encontrar um meio termo entre as festas e a corrida, mas na parte da alimentação acho ainda muito difícil isso. Minha parte nisso é o vício por doce, mas alguma coisa não bateu bem. E minha barriga reclamou! Hoje cedo tinha o Circuito Caixa aqui em BH. O namorado, o irmão e a cunhada iam correr. Aproveitei e fui para lá fazer meu regenativo.  



Ah e a surpresa desse final de semana foi receber em nossa casa o Carlos. Lembram dele da Maratona de Brasília que contei aqui no blog? Pois é....ele tinha dito: "Acho que vamos nos ver denovo!"
E assim foi. Ele veio correr a prova da Caixa e recebemos ele em BH. Uma pessoa sem igual que respira corrida e dá um valor gigante a isso(ele é o primeiro da esquerda!).



Foi um ótimo treino e num percurso bravo na Lagoa da Pampulha, podem acreditar. No Km6 seguimos para dentro do bairro naquele verdadeiro caminho de pedras(aquelesbloquetes de pedra) e dá-lhe subidas! Uma prova de alto nível técnico, sem paquitagem, sem fru-fru e com uma turma de ponta lá na frente.

Hoje é dia de fazer malas de novo.

Jajá contou onde será o próximo treino.

Quem ainda não está curtindo a página do blog no Facebook passa lá para receber as atualizações direto no face: clique aqui 

Bons treinos!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Como se fosse o último!

Hoje foi dia de treino de tiros.
10 X 800m com intervalo de 1'30'', progressivo.
Sensação oposta a maravilha de um longo, é um treino que te faz querer baixar o tempo a cada start. A palavra que marca aqui é velocidade. Como se cada tiro fosse o último! 

Como aquilo que a gente sente na reta final de uma prova.

Aquela força que você achava que não tinha mais, que surge muito mais dos olhos, do suor, do calafrio, do que das pernas.

E é nesse tipo de treino que a gente conhece um pace ainda não experimentado, o coração saltando a boca, o pulso arrebatador e a adrenalina lá no alto.

Um sensação de minutos que se prolonga no tempo.

Dói. Se dói.

Mas faça do seu treino de hoje ou de amanhã uma oportunidade para experimentar o novo. Uma velocidade  a mais, um percurso novo, uma companhia diferente, uma quilometragem a mais!

Prepara-se sempre para uma corrida dura. 

Ganharás força!



Bons treinos!


segunda-feira, 20 de maio de 2013

pequenos grandes acordos!

Hoje começei uma planilha nova!
E depois dessa folguinha Pós-Brasília já estava com saudade da minha rotina.
Serão 7 semanas até a Meia do Rio no dia 07/07.


Foi bem de supetão a escolha por essa prova. Namorei bastante a ideia primeiro porque vários amigos queridos irão estreiar em maratonas neste dia e vou ficar muito feliz em estar na platéia deles!
Em segundo lugar é desejo de correr na praia e a escolha não podia ser outra. 
Então depois de voltar de Brasília corremos para comprar passagens, reservar hotel e fazer inscrição.
E nesse final de semana fechei com o Coach como será as próximas semanas.

Adaptamos um pouco a planilha para que eu ganhasse um dia a mais de bike, já que meu objetivo até agosto era já estar com treinos de corrida e bike simultâneos e com volume e daí para frente incluir a piscina.

Vamos ver!Aos testes! Vou contando para vocês.

Então o longão do final de semana permanece, o que é a melhor parte. É de chorar pensar que seu volume de treino diminui. Dá aquela sensação de que foi tanto esforço para manter aquela série de longos, que voltar a treinar 10K faz parecer que estamos perdendo resistência.

Outra novidade é que hoje começei meu novo planejamento alimentar. Fui na Nutri na sexta em busca de mais eficiência na relação alimentação vegetariana e os treinos! Incluí várias dicas preciosas de alimentos para garantir a ingestão de boa proteína e ferro, que são o centro das minhas atenções. O melhor de ter um acompanhamento é você vivenciar como pode comer bem, aproveitar-se de bons e saborosos alimentos, sem perder na qualidade do seu prato.



Estou super animada com os novos projetos! Dá um gás na gente o que chamo de pequenos "acordos", que a gente faz com a gente mesmo. Tudo que te faz evoluir.....

Bons treinos!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Inspira e Respira!

Hoje vim trazer inspirações do Instagram de looks para a corrida!

Um short aqui, um top ali e vários "must have" para nosso guarda-roupa running!

Qual sua peça desejo?












Não tem jeito pessoal! O coração palpita mesmo pela Nike. Imbatível no quesito vestuário!

Bons treinos!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tiques e Manias

Hoje recebi as fotos da maratona e passei uma das tardes mais deliciosas com a Mari, que também é uma corredora daqui de BH e em julho estréia em maratonas no Rio!
A gente lembrou de provas, de desafios gigantes e das artimanhas de nós corredores para driblar tudo que é dificuldades.

Algumas você vai ver que já sentiu na pele. Outras são ideias que talvez você use um dia.

É muito comum numa prova você ouvir de um colega que ele estava "mirando"em você para não diminuir o ritmo e muitas vezes você serve de estímulo para que ele te alcance. E claro que muitas pessoas servem assim para você também. Lembro bem da "menina de short amarelo", do "cara de camelback" e de ficar mirando ali até ultrapassar aquela figura ou ao menos parear com ela.

Dá aquele respiro-alívio de que uma barreira foi ultrapassada.

Tem gente que conta esquinas, tem gente que conta cones vencidos, tem gente que só olha no relógio de 3K em 3K e nisso estamos aí cheio de tiques, manias...

Alguns vão na cola do amigo papaléguas. Outros escondem o jogo atrás do amigo come-quieto.

Alguns batem papo e contam toda a vida para um desconhecido em plena prova. Outros paqueram e até encontram um grande amor.

Há corredores que se apoiam apenas com os olhos. Outros dão os ombros, os braços e se possível carrega nas costas.

Verdade é que você nunca está sozinho. Olhe para frente ou olhe para trás.

And Keep Running!





Bons treinos!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

#RiO!

Sábado fiz um regenerativo em Ipatinga e assim fechei a uma semana de férias a que me dei o direito.
Sim...foi uma semana de oba-oba; de treino sem horário, sem relógio, sem meta. Apenas uma corrida para a cabeça, uma corrida que descansa.

Hoje dia de segunda voltei aos treinos, a uma rotina. No melhor estilo de derrubar uma segunda!!!


Agora estou aqui arrumando as malas e claro colocando meu tênis lá dentro e muita muita roupa de frioooo para correr. Pessoal, sem mimi com o friozinho ein? Estamos juntos nesse barco por um objetivo muito maior....


Se temos uma próxima meta?
Temos sim....

Lá vem ela....


Dia 07/07 a gente se vê por aqui.
Estou babando por essa corrida.
Louca para ver o amar.
Quem vem?

Bons treinos!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vida corrida: surpreenda-se com ele

Tenho um baú de histórias sobre a Maratona de Brasília.
Mas uma é especial.
Sábado fui eu e Carlos(meu namorado) buscar o kit e lá conhecemos um corredor que mexeu com a gente: por coincidência ou não, o nome dele é Carlos, Carlos Correa.

O Carlos é um capixaba que nos contou ali em 1 hora de conversa suas andanças por esse Brasil, principalmente nas provas da Caixa. Explicou sobre as provas que possuem pontuações para obter o ranking, sobre o apoio para os atletas melhores pontuados e principalmente sobre a dificuldade que é viver de corrida. O cara é um atleta profissional e tem uma história linda com esse esporte, que é de não desistir das provas mesmo com uma baita dificuldade de bancar esse sonho!

Ele contou histórias que é da gente ficar boquiaberto e eu peço licença a ele para dividir isso com vocês, porque foi uma das rodas de conversa mais emocionantes da minha vida: de dormir em tenda de organização, de caminhar horas para pegar um avião, dos encontros companheiros e solidários que sempre dão um jeito de ajudar, das caronas que pegou, dos lanches pequenos que fez para economizar, das multiplicações que fez com 10 reais na mão. 

Eu amo esse esporte não só pelo bem que ele faz a minha saúde, a meu ego, a meu bem estar. Mas sim e principalmente pelos encontros que ele me proporciona. E isso estava nos olhos do Carlos....olhos de uma ternura gigante, de uma garra feroz, de um lutar incansável!

Ele foi o melhor maratonista do Espírito Santo em 2011 e fez diferença na minha prova de Brasília: levei  naquele sábado o bolso cheio de inspiração. Pensei na sua força, na sua determinação e no seu foco, apesar de todas as adversidades...

E fico imaginando o quão longe você poderia chegar com um maior apoio. 



Quem quiser falar com o Carlos ou conhecê-lo o email de contato é carlosmaratonista@hotmail.com

Os planos dele é estar em BH no dia 26 de Maio, nos 10K da Caixa!


"Senti que ainda vamos nos encontrar de novo!". Idem.

Bons treinos!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Maratona de BSB: notícias de uma guerra particular!

Na sexta-feira estava no aeroporto e recebi mensagens de alguns amigos me desejando boa prova! A gente sente que não está sozinho nessa empreitada, somos vários juntos nesse objetivo. 
Corredor que é corredor vive, pulsa, sonha junto com o outro.
Entretanto, recebi naquele dia e já tinha recebido antes também muitos alertas sobre a dificuldade dessa prova. Todo mundo aqui treina para baixar o tempo. De uma prova para a outra a gente quer bater um recorde pessoal, nem que seja 1 segundo.
Meu drama foi quando descobri que Brasília não era para isso, que isso de tempo era para esquecer! Me senti indo para uma verdadeira guerra, como um soldado que vai para lutar e sobreviver. As estratégias foram refeitas e contextualizadas. No sábado estive com diversos corredores em Brasília, inclusive alguns da elite. Eles foram incisivos: "Esqueça seu tempo de POA, coloque aí de 30min. a 1h a mais. O tempo seco e as subidas serão seus adversários!"
Alguns me contaram que estavam tomando água de côco desde segunda-feira e dormindo ao lado de baldes de água. Um dica importante que me deram foi nos postos de hidratação molhar a parte interna do nariz, hidratando ali para evitar o sangramento.
Em Brasília escolhemos um hotel ótimo que deixo como dica, o Nóbile Suítes Monumental. A localização é muito boa, fica há uns 2K da Esplanada nos Ministérios, onde foi e geralmente é a largada das provas. O  hotel fica a metros da Torre de TV, de onde temos aquela vista maravilhosa de Brasília!


A organização disponibilizou no sábado uma van da Torre de TV para a entrega do kit, o que foi de muita valia, porque a entrega seria em Guará, uma das cidades satélites. O kit achei super simples considerando o valor da inscrição e o fato de ser uma maratona, mas condizente com o porte pequeno da prova e inclusive do número de inscritos, que dizeram ser 800 no total(tanto maratona, revezamento e 8,5, mas esse número não é oficial!!!rsrs!).


A diferença é considerável quando você escolhe fazer uma prova de grande ou pequeno porte. Se grande, a cidade pára em torno daquilo. Em Brasília, por exemplo, o hotel nem sabia da realização do evento. Tivemos que pedir que o café da manhã fosse servido meia hora mais cedo, o que foi de pronto atendido! 

A prova

A largada foi às 7h. Acordei 5:00 e 6:15 saí do hotel. Cheguei no local da largada umas 6:30 e achei uma delícia chegar cedo, sem aquela correria! Deu para ver as pessoas chegando, se arrumando, tirar fotos, tudo tranquilamente. Estava em torno de 19 graus na hora da largada.



Pedi na hora da largada muita fé e muita proteção. Pensei em todos vocês que passam aqui no blog e que me deram a maior força! Seguimos juntos.






Nos primeiros Kms que senti o tal do clima seco. Foi ali até o Km10 que me fez a maior diferença. dali para frente o corpo foi se ajustando e eu como uma soldada fui logo matutando minhas táticas para sobreviver...isso é muito engraçado quando se fica mais de 4 horas correndo: dá tempo de pensar em tanta coisa, de lembrar de várias histórias, de pensar o que fazer no próximo mês e até em qual será sua próxima viagem.

No Km12 tomei meu primeiro gel de carboidrato.
E segui tranquila e com uma corrida confortável até o Km16.
Pensei: faltam 26, vamos lá!
Fechei a meia maratona com 2h, dentro do previsto. Chegando por volta do Km23 entramos numa reta que nunca vi igual. E pelo que lembro foi direto até o Km30 e subindo, diga-se de passsagem. Uma subida quase não perceptível aos olhos, mas sentida cada milímetro pelas minhas pernas! Esse era um eixo em que a avenida estava fechada para esportes. Tinha muitas bikes, skate, patins. Achei muito engraçado pois nós corredores parecíamos invisíveis ali.....uma esfera muito louca....um silêncio absoluto, como se nós estivéssemos observando a cidade e o movimento dela!

Uma das minhas percepções foi essa meio solitária. Achei a esfera menos competitiva e ao mesmo tempo menos solidária e companheira da vida, de todas as provas que já estive.

Além do cansaço nas pernas, senti que algo não ia bem com meu pé direito. E viajei nisso um tempão já imaginando as bolhas naquele local. E eu não estava com tênis novo ou meia nova não. Gente, tem que ficar muito atento a isso. Um jeito mal encaixado que você coloca a meia e pode dar uma dobrinha que é o suficiente para te dar uma baita dor de cabeça. Pensei se parava e via o que tinha dado. Mas resolvi que era melhor nem olhar, para não ter chororô.

Tinha que me concentrar naquela subida interminável.
E quando você via que ela estava acabando, que logo ia vir uma descida, parecia miragem. Você chegava lá em cima e tinha um chapadão de uma reta.

No Km30 distribuíram sal e banana e tinha Gatorade sempre junto com a água! Faltavam mais 12K e dei importância a hidratação naquela parte final, até porque a temperatura já tinha subido bastante! Pelo Km33 encontrei um cara que passou por mim como um foguete no começo da prova. Dei uma força e falei: "Que seja sua maior caminhada da vida, mas faça! Atravessar a linha é que vai ficar na sua história!"

Minha velocidade reduziu reduziu e é quando sua cabeça quer uma coisa mas seu corpo não responde.
Fiquei pensando como é difícil esse momento. Chegamos nesse lugar como corajosos e passamos horas vivendo aqueles momentos de superação a cada segundo. Sua cabeça passa por um verdadeiro martírio, que é de não deixar você parar a todo custo, a qualquer preço.

Tomei então o gel no Km12, no Km22, no Km30 tomei o sal, no Km 35 comi uma bananinha(mas só uma lasquinhaaa pequena) e não usei todo meu arsenal! Foi um diferencial o short Go B Ananas para essa prova, que cabia tudo bem separadinho! Ainda tinha nos bolsos mais uma bananinha e uma rapadura!





No Km38 a coisa melhorou um pouco! O bom humor já estava de volta e resolvi me divertir naquele tobogã. Minha medalha estava ali pertinhooo!

E nessa reta final que é a parte emocionante. Todos que estão ali do seu lado estão no limite, na zona entre a dor e a euforia. Avistei a pontinha do Congresso e só queria fincar ali a MINHA BANDEIRA, minha conquista!

Foi mágico aquele quilômetro final! A gente tira força de onde não tem. Afinal, todo mundo quer fazer bonito, estufar o peito e levantar a cabeça!

Achei mágico conhecer todas as pessoas jurídicas administrativas do Estado em uma corrida(digo pelo advogada que sou, rsrsrs!), conhecer uma Brasília quieta e muito arborizada! Me lembrou muito Ipatinga a arquitetura das avenidas e as amplas áreas verdes.

Na chegada só queria tirar o tênis e ver o resultado do meu pé.

Meu tempo foi 04:47:22.






Ganhei 3 bolhas no pé direito e uma medalha de ferro, pesada, que ficou linda no meu peito.



Tem mais histórias!
Fica para o próximo post!
Bons treinos!

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Até domingo!

Hoje foi o último treino da planilha, mais 6K livre!

E só uma coisa na cabeça:


Bons treinos e até domingo!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Dia de Checklist!

Hoje foi dia de 6K tomada de tempo!
Foi até estranho depois desses 4 meses e pouco sair de casa para um treino curto desse...
Senti o ar um pouco seco e já imaginei como pode estar em Brasília, que já tem essa característica!

Em POA pensava que meu desafio ia ser o frio.
Em BSB imagino que vá ser o tempo seco. 

Estou aqui nos preparativos. Amanhã chego em casa bem tarde da noite e sexta já vou direto do trabalho.


Lápis na mão e lá vamos:

- 2 possibilidades de roupa para a prova(sim....estou super em dúvida ainda!!!Rsrsrs..Embora esteja bem equipada com o short pro marathon da Go Bananas, fiquei em dúvida se ia de macaquinho, que vocês já sabem que adoro!);
- Tênis Nimbus 13;
- Meia Nike Elite Running Cushion Quarter;
- Gominha de cabelo;
- Viseira Nike;
- Ipod;
- GPS;
- Blusa de manga longa running Go Bananas;
- Protetor Solar, Vaselina, Desodorante;
- Bananinhas(2), Gel de Carboidrato(2), Rapadurinha(1).

Para a véspera da prova tem a mala de roupas comuns, pijama e tals, além de uma parte super importante que são meu lanchinhos do dia-a-dia. Sempre que viajo para correr levo na mala alimentos que como na minha rotina nornal, assim evito surpresas no café do hotel e nos lanches pela cidade! Então estou levando bisnaguinha, barra de cereal, biscoito cream cracker, jujubas... 



Bons treinos!