quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Miss hardcore

O treino do dia mandou mais tiros: 1K LE + 10x500m FO i:2' aclive+ 1K LE!
Esse treino é dos mais pesados, porque a inclinação força muuuuito, tanto perna quanto coluna! 

O treino de transição que foi desmarcado semana passada foi remarcado para esse sábado! Estou deixando tudo preparado mas confesso que estou temendo o cancelamento de novo, porque não pára de chover!!!Há dias não vejo o sol nessa cidade....Pedalar na rua está bem difícil com o asfalto constantemente molhado! Vamos ver!

Esses dias conheci o instangran hit do momento das mulheres malhação:@bellafalconi_fitness 



A moçinha é uma insana na musculação e diariamente enche nossos olhos com treinos, lanches e muita muita determinação! Afinal, nada vem de graça né e a gente sabe bem disso! Só de ver ela fazendo uma série de abdominal você se empolga com a força que ela dá! Estereótipos, estéticas e formatos de beleza a parte, vim mostrar um exemplo de  dedicação e foco que precisamos ter para alcançar qual objetivo for!

Vaí um vídeo(tem um canal dela no youtube com vários vídeos):


Deu até vontade pegar mais pesado na musculação, não deu?

Bons treinos!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Se quiser viajar...

Fui correr logo cedo e aproveitei o tempo para pensar no blog. 

O treino do dia era 2K LE + 3K MO + 2K FO + 3K FO!

Fui viajando no tanto que isso aqui está fazendo sentido para mim. É o momento do meu dia que assento, penso no que passou e tento planejar minimamente o que está por vir! A primeira coisa que pensei que martelou na minha cabeça era que tinha escrito errado o meu treino de ontem...vim aqui conferir e realmente coloquei tiros de 100m e na verdade foram de 1K, ou eu estaria me sentindo Usain Bolt né?(fiz a correção ali embaixo!!)

Escrever me ajudou muito a sedimentar os treinos, colocar numa bagagem mesmo, uma espécie de mala.....e quando preciso é ali que vou buscar força e motivação, sendo bem sucedido, bem executado, ou não!

Organize seus treinos, faça suas anotações, grave seus tempos....você que já está firme nas corridas não perca tempo com treinos em branco! Guarde-os! A planilha é um ótimo lugar para isso! Para que você possa se referenciar e que ali você possa analisar de forma consciente onde a coisa pega, quando o treino fica confortável, onde é preciso mais dedicação....

Demorei bastante para me atentar e cuidar dessa parte dos treinos...corria por correr, livre assim! Sem relógio, sem marcar tempo, sem me importar com a colocação, com a postura, com a passada e com ser ultrapassada. E acho que isso pode até ser fases da nossa relação com a corrida. Mas tem uma hora que é preciso largar de mão o lado oba-oba da coisa! Se deparar com um objetivo e focar nele! 

Já pensou no seu desafio? Planejou como atingi-lo?



Bons treinos!





terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conselho de um amigo corredor

Ontem foi dia de ficha nova na musculação e estou ferrada de dor.
Meu braço quase não mexe. Saí de perna bamba!
Eu fico só imaginando a dor que as pessoas sedentárias devem sentir quando iniciam uma atividade física, porque meu braço está lascado. 
Meu treino continua focado nos funcionais mas aumentou os pesos e a quantidade de repetições por série. E o descanso?Ahhh o descando diminuiu! Incluímos 2 superséries!

Não tem nada de mirabolante no treino, mas achei bem puxado. Agora é pegar firme até esse treino ficar facinho, porque geralmente é isso que acontece...e por isso é preciso ficar bem atento com o prazo para trocar o treino!

Hoje foi difícil levantar. Essa chuvinha batendo na janela está torturando aqui em BH. Mas fui. Dia de tiros: 1K LE + 8x100m 1K FO - int:1min + 1K LE!! 

Li hoje um recado do meu amigo Henrique numa conversa sobre a Maratona de São Paulo que foi inspirador, para não dizer amedrontador: 

"Vá a São Paulo se quiser se preparar melhor para Berlim, porque lá verá o que precisa de treinar ainda."

Ele traduziu meu sentimento para essa prova. #coisapunk

Seguida de desafio a vista!

Mas vá lá. Verdade seja dita...



Bons treinos!




domingo, 27 de janeiro de 2013

Bandeirantes!

Ontem acordei às 5:30am e às 6h já estava prontinha, igual minino indo para o primeiro dia de aula de mochila e merendeira. Estava pronta quando recebi a mensagem da organização do cancelamento do treino de transição. Verdade que já chovia em BH há mais de 12h e não parava. Vesti o pijama de novo e voltei para a cama, cheia de adrenalina no corpo. 

Lá pelas 8:30h levantei de novo e quando abri a janela, a chuva estava lá, perene.
E agradeci pelo cancelamento, não ia ser legal mesmo.
O treino de transição foi adiado para o próximo sábado!!! Minha agenda não está tão boa como da semana que passou... essa semana o volume da corrida aumenta e na sexta tenho uma super festa, ou seja, no sábado às 7 da matina vou estar bem comprometida! Mas vamos lá!!!!

Ontem então aproveitei o dia feio que estava lá fora e fui para a academia fazer meu treino de musculação! E assim mantive a planilha em dia....estava bem descansada e o treino rendeu muito bem!


Hoje cedo o asfalto ainda estava bem molhada e como muita sorte peguei uma trégua na chuva....saí de casa 08:50h e partimos para a Av. Bandeirantes, tinha 14K pela frente! O céu abriu e todo mundo resolveu sair de casa para matar os treinos atrasados devido a chuva! Melhor do dia foi a companhia da Vania....fez render muito o treino correr do lado dela, além da ótima companhia!

Foi parar o relógio e a chuva veio com tudo! 

Mas deu tempo de tomar o melhor suco da cidade. Minha dica Nectar da Serra: morando+laranja+acerola!




Recuperando para a semana 3...

Bons treinos!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Grego

Dia de 10K ritmado: 3K LE, 4K MO e 3K FO!
Estou aqui torcendo para a chuva parar, para amanhã sair segura com a bike!

Minha dica hoje é uma verdadeira descoberta! Nunca fui muito fã de iorgute natural, já tentei várias vezes tomar mas sempre achava muito azedo, sem gosto, bem esquisito. 

Mas esse Grego agrada a todos!!!!Maravilhoso o sabor, a textura e o complemento dá um gosto muito especial! O meu preferido é o de morango, mas tem várias opções como frutas vermelhas, abacaxi e cereais!

Está aí minha dica para incluir na alimentação, menos açucar e mais proteína!

Depois me contem o que acharam  e qual o preferido!

Bons treinos!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

No topo!

Hoje foi day off, troquei o descanso de sexta para hoje porque fui dormir com o joelho reclamando! 
Li uma nota do diretor técnico da Run&Fun explicando sobre como o aumento da velocidade nos treinos aumenta a carga imposta sobre os joelhos. Mário Sérgio esclarece que quanto maior o coeficiente de velocidade, maior será a força do impacto sobre as articulações.

Acho que por isso eles sofrem tanto...a gente tentando ao máximo aumentar milésimos na velocidade e ele ali reclamando das pancadas! Por isso, é preciso muito cuidado na passada e na postura!

Embora muitas vezes eu sinta mais dificuldade para caminhar do que para correr!

Alguém aí  já sentiu isso?


E abre alas para a top das marcas de corrida! Para mim hoje não tem igual, dos pés à cabeça! Os melhores tênis e a cada dia uma evolução nas peças de vestuário! A Asics está se superando a cada dia em qualidade no setor running, tanto em eventos quanto nos produtos! A gente vê que a marca realmente se dedicou a esse esporte, investiu em pesquisas e mergulhou de cabeça na busca pela excelência! Basta acompanhar a mídia da Asics para reparar no avanço da marca: acho que hoje é a melhor em mídia esportiva.

Listinha Must have

Meia Kayano Classic Low
Top Til Bra
Short Compressão
Til IM Sprinter

Regata Til Singlet


Bons treinos!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Go!

Hoje foi dia de 8K LIVRE e a maior tristeza foi sentir o joelho reclamando! Aff....então daqui a pouco vou fazer meu gelo, santo remédio! E por isso reforço a cada a importância de conciliar os treinos da corrida com a musculação, porque prevenir é essencial...

Esse final de semana faço minha estréia com a bike. Sábado tem treino de transição na Pampulha organizado pelo Circuito Trilogia Sou BH a partir das 7h! Então essa semana estou com a cabeça na bike&corrida...adorando a ideia!


Quase tudo pronto....


E hoje a marca escolhida é a mineiríssima Go B Ananas, uma verdadeira grife do esporte! Uso GB há quase 1 ano e é só começar que você vicia! As peças são lindas e o tecido uma mistura de delicadeza, tecnologia e muito bom estilo! Recomendo muito e principalmente o top! As vezes dá uma sensação de que os tops de corrida amassam e não valorizam muito o busto! Os da tops da GB têm um recorte que é diferencial!

Wish list do Fartlek Run





Bons treinos!



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Semana 2

Vamos que vamos para a segunda semana de treinos com foco em Sampa!

E minha segunda-feira foi dia cheio, daqueles que num teve tempo nem de passar por aqui. Fui treinar logo cedo e  foi um 8K de ritmo: 2K LE + 4K MO + 2K FO! Um treino curto mas intenso! 

Nesse escalonamento de intensidade, Leve/Moderado/Forte a ideia é pensar que na maratona fico ali entre o MO e o FO. Como se a zona de conforto para aguentar horas e horas correndo fosse numa intensidade boa! É  umas das partes mais difíceis de montar o treino...nunca dá para saber se está razoável a intensidade ou se dá para apertar mais!

Por isso o início da planilha é essa fase de adaptação e de testar sua intensidade! Afinal, na hora da prova você vai estar no seu topo, na raça total,no mais forte impossível! A ressalva é para a maratona, porque se não rolar uma reserva, uma retaguarda.....pode ser que falte combustível, perna e força lá no final!

Esses dias vou pesquisar o que temos de novidade em vestuário para corrida das principais marcas!
Hoje selecionei uns itens da Nike para você colocar na sua mochila de corrida, veja aí! Alguns já testados e aprovados e outros estão na lista de desejos!

Meia Nike Elite Run


Short Saia Nike Lined
Viseira Nike Daybreak
Camiseta Nike EML Casa Crepe

Bons treinos!



domingo, 20 de janeiro de 2013

Corrida e Companhia

Hoje cedo peguei estrada de volta para BH e na mala trouxe um dos melhores treinos da vida.

Que é das cidades mais quentes do Estado todo mundo já sabe.

A supresa foi sair dessa BH chuvosa para pegar um treino sob tempestade logo em Ipatinga.

Tinha 12K pela frente e só o fim da tarde livre para isso. Saímos de casa lá pelas 18h e no Km2 já começou a chuva, e que chuvaaaa!!Uma tempestade! Há tempos não pegava um treino nessas condições e já havia quase me esquecido a delícia que é. A sensação de liberdade, de lavar a alma, de correr sem quê nem pra quê e ao mesmo tempo a sensação de dever cumprido, de raça, de enfrentar o treino em que condição for e  do jeito que vier. Meu companheiro de treino não me deixou parar nem um minuto, nem quando a chuva estava a nosso desfavor, batendo em meu peito e ardendo os olhos. 

Fizemos um percurso de 2 voltas, saindo do Iguaçu, Ferroviário, Ideal, Cidade Nobre e Iguaçu de novo. Gostei bastante pela subidinha que deu a onda do percurso!

Mas a a estrela do dia foi o Pretinho! Um labrador lindo que acompanhou a gente desde a saída do Iguaçu. Gente, ele é um figura! Correu com a gente o tempo todo.....como o Tommy não aguenta muito(é um maltês), eu me diverti demais!!! E ele apertava o passo quando a gente pensava em reduzir! Foi a motivação extra do treino de ontem! Sempre vejo um pessoal correndo com seus companheirinhos e desejava muito aquilo! Ontem rolou e me diverti......esses figurinhas são realmente muito especiais!

Quando possível, acrescente esse ingrediente na sua corrida! Faz diferença!

Bons treinos!

 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Acordei orfã!

Ontem levantei meio desanimada de encarar uma esteira mas como não tinha dúvida entre treinar ou não, calçei o tênis e desci para um treino indoor - tinha 8K FO pela frente! Eu realmente nunca tive muita dificuldade para isso, como muita gente fala que não consegue em hipótese alguma treinar em esteira. Para mim é mais um desafio, porque claro, é um baita teste de resistência, bem na linha de nervos de aço! Nada que se compare ao prazer de uma corrida na rua, mas nada que não possa ser conciliado.

Mas hoje vim para largar de mão isso de corredor raçudo, que aguenta qualquer coisa, que quer sempre o treino mais hard possível....quero que passem a mão na minha cabeça.

Acordei orfã no esporte. A novela acabou.

Sim. Sim. Sim. Sim.

Lance Armstrong confessou ontem no programa da Oprah o uso de doping em sua carreira. Detalhou quais substâncias fez uso e de forma constrangida confessou um erro e se manteve intacto em suas convicções.

O constrangimento foi recíproco.

Triste é para os amantes do esporte ouvir que seria impossível aquele feito sem aquelas substâncias, por que não, isso não é o natural do esporte. O natural do esporte talvez seja tempos mais reais, metas mais humanas, números mais racionais. E são nesses tempos inimagináveis, nos resultados mais impossíveis que nos inspiramos em nossos dias. Somos muito bobos mesmo.

Ontem saí de casa cedo, bati o olho nos dois livros que levam o nome de Lance na estante e fui com meu pen drive na mão montar um poster dos meus atletas favoritas em fotos históricas e momentos marcantes(a ideia é pendurar em casa nessa época de treino para maratona....ajuda viu?). Ele estava lá. Me perguntaram na gráfica: "Você vai deixar isso aqui?" Eu respondi segura: "Sim." Sabia do risco da resposta, mas satisfeita por acreditar, até o ultimo momento. Senti orgulho por isso. E não estou decepcionada, não quero fazer julgamentos. Os fatos são esses e ponto final. 

O outro lado da história é que conheci um homem bem interessante. Um homem humano, não um super herói. 

Um homem ganancioso pela vitória, como muitos. 

Determinado a vencer, como muitos.

Um homem de cara limpa, cara de aço, como poucos.

Bons treinos!





quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dobradinha!

Hoje era dia de pedal mas com a chuva que está em BH não quis me arriscar.
Fui direto para a academia para pegar firme na musculação!

Ano passado vi como era essencial essa dobradinha da corrida com a musculação, para ganhar força e previnir lesão! 

"Faltou perna." 

Já ouviu essa frase de algum corredor?
Eu já falei várias vezes, especificamente quando dá aquela sensação no final da prova de que, por mais raça que você estivesse para diminuir o tempo, faltava força para uma passada mais forte e mais rápida! 

Eu sou uma fujona de academia, malhação, fichas de musculação e por isso entro de cabeça nos treinos funcionais, buscando mesmo um trabalho mais profundo com a musculatura estabilizadora e o equilíbrio. Acho mais lúdico, menos repetitivo, menos massante....






Bons treinos!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

This morning

Hoje foi dia 02 dos treinos e tinha 8K livre pela frente!
BH acordou com chuva...mas a temperatura estava ótima!
Levantei bem entusiamada para o treino, obcecada querendo matar os treinos de corrida logo, já que na quinta viajo e num quero correr o risco de qualquer desacerto com a obrigação/diversão da sequência de treinos!

Sobre a alimentação, estou tentando escapar das massas que adoro no almoço e tentando voltar para meu não menos querido arroz&feijão, tudo isso na saga em busca de ferro. Falo sempre para quem pergunta sobre ser vegetariana e correr: não é fácil. Você acrescenta uma dedicação a mais, um esforço a mais! Conseguir ferro por outras vias não é tão simples! Mas vou dizer: vale muito a pena.

Continuando a novela Lance Armstrong, ontem ele gravou a entrevista para o programa This Morning da Oprah Winfrey que será exibido na noite de quinta. A apresentadora está fazendo mistério sobre o conteúdo da entrevista mas a imprensa se antecipou e está espalhando que o que está por vir é uma confissão de Lance em relação ao doping,com uma pitada dedo-duro, isto é, de que ainda vai delatar nomes que acobertaram o esquema. 

Oprah disse que o programa se isenta de fazer qualquer juízo de valor sobre o caso.

O que claro fica a cargo do público, alguns para acolher e outros para colocar mais um dedo na cara.

Daqui do outro lado estou ansiosa para ouvi-lo. Porque aí sim dá para entender os lados dessa história, pré-contada desde o início por uma imprensa que com o que menos se preocupada é com o esporte.


Bons treinos!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dia 01!!!

Começou!!!E eu estou mais empolgada que nunca!
O treino 01 pedia 8K MO e foi melhor do que eu pensava! Afinal foram 2 semanas sem treinar e claro que a conta chegou.
Aproveitei a distância mais curta e peguei o carro para chegar na Av. dos Andradas e aproveitar a pista, sem semáforo e cruzamentos, ou seja, sem aquele para-para que quebra muito treino por aí!
No ritmo  do clima de segunda e de abertura da planilha, madruguei no treino. #correcedodosbravos
Estava até escuro ainda.
Tem o lado ruim de não encontrar os parceiros da corrida, mas tem o lado ótimo da pista liberada! 
Ontem estava conversando com uma amiga e lembrava como essa fase do início é das mais difíceis. O início do treino para a maratona, digo as 3 e 4 primeiras semanas, são das mais difíceis. O aumento no volume dos treinos faz muita diferença. Dali para  frente a gente começa a ficar mais fominha. Fominha mesmo. Louco para chegar perto dos 40K.



Bons treinos!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Sob Sol

2013 começou para valer!
Hoje foi o dia da minha primeira prova e depois de 2 semanas sem treinar.
A prova Circuito do Sol é para mim, já há 3 anos, uma abertura do calendário. É sempre a primeira prova do ano e por isso o resultado vem sempre bem prejudicado, mas é quase um "seja bem vindo!", um batizado, um abre alas!

Fiz 5K em 26min17s (rolou segundo lugar na categoria). Num é uma distância que gosto de fazer, mas hoje valeu a pena demais, pelas companhias!!! Estou lembrando aqui que as únicas provas de 5K que fiz nesses últimos 3 anos foi a Circuito do Sol, virou quase uma superstição!

A data não é muito favorável para muita gente porque estamos todos pegando o ritmo de volta, retomando o que as festas de final de ano e as viagens nos derrubaram....mas com companhias boas e que nem sempre estão ali, o que importava mesmo era aproveitar!

BH está há 3 dias com chuva vai-chuva vem e hoje o sol não falhou, deu seu alô e nos abençoou com uma corrida com uma clima bem bacana! Temperatura perfeita e sol na medida!

O percurso desse circuito muda um pouco daquele velho e de costume e passa por dentro do bairro, na rua paralela à orla, e para chegar lá pegamos um subida monstraaaa!!!Mas quando a coisa começa a apertar já está no final e rola aquela respirada de alívio!








Então é isso!Minhas férias terminaram assim.
Bom, a partir de amanhã a conversa é outra meus caros. Chega de mole-mole, de corridinha franga, de chororô.....hoje recebi minha planilha de 15 semanas até Sampa: Maratona de São Paulo, dia 28 de Abril, lá vou eu!

Ano passado foram 16 semanas, então precisamos apertar um pouco mais os ápices da planilha.
Vou confessar, de maneira impressionante estou com mais medo dessa vez.
Correr em São Paulo me dá um pouco de alição Acho que a SS me traumatizou. Vai ser um desafio pessoal gigante! Os prédios e o céu fechadão me assustou muito. 

POA eu sabia que tinha uma cidade preparada para meu desafio, tudo ali facilitaria. São Paulo acho que num é bem assim. Mas vamos lá! Porque só tem um remédio para isso: TREINO, TREINO E MAIS TREINO!

Amanhã então retomo meu diário!

Conto com vocês aí do outro lado.

Bons treinos!




quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tem alguém que te inspira?

Pois é. Hoje vou falar do ultraman que salva a pátria lá fora: Alexandre Ribeiro. Seis vezes campeão do ultraman.
Claro que temos nossas inspirações: aquelas distantes e outras mais próximas! Alexandre é daqueles que hora você quase não acredita que existe e hora parece sim um mortal.

Pai e responsável sozinho pelos 3 filhos de 15, 11 e 7 anos, o cara enfrenta uma batida de treinos por semana que é difícil de imaginar: 20K de natação + 600K de bike + 130K de corrida, divididos em 3 sessões de ciclismo, 3 de corrida e 4 de natação!

Com 47 anos e sem patrocínio, tornou-se unanimidade no triathlon mais difícil do planeta: 10.000m de natação + 421K de ciclismo + 2 maratonas no mesmo dia! Não consigo imaginar essa prova, a loucura disso, mas acredito que num deve ter superação maior!

A parte surreal da história é que Alexandre começou cedo, muito cedo. As 13 anos fez sua primeira meia-maratona com o tempo de 1h24min e com 15 anos completou 2 maratonas, com o tempo de 3h30min e 2h59min. Pasmem a primeira ultramaratona,100K, foi aos 16 anos!

Já pensei várias vezes como queria ter começado a correr antes, mais cedo! Uma impresssão de que perdi tempo... 



E sim, ele quer o hepta!Com recorde!

Bons treinos!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Oi Férias!

Estou no meu clima de férias da corrida e de descanso do treinos....

Daí hoje fui brincar de correr e fiz 5K!



E para despedir das férias dos treinos no domingo vou brincar no Circuito do Sol. Quem mais vai?



Adorei o kit e a garrafinha bem diferente!

Bora Fartlek!

Bons treinos!

domingo, 6 de janeiro de 2013

BH fora do eixo!

Desde o final do ano passado e, mais precisamente essa semana nas redes sociais, rolaram muitos burburinhos sobre a retirada de algumas provas da Iguana Sports em BH em 2013. E agora veio o veredito. Em nota a organizadora se pronunciou e confirmou a retirada:

Em 2013 a Iguana passará por um período de renovação e não fará eventos próprios fora do eixo SP RJ.
Estamos revendo nossos processos, entendendo melhor nossos clientes e nos estruturando novamente para expansão nacional.
Trata-se de uma medida temporária já que, os eventos Athenas e W/Run em 2012, foram sucessos de público e organização. Esperamos voltar já em 2014!
Importante: os eventos organizados para as grandes marcas do universo do esporte continuarão por todo Brasil. Golden Four Asics por exemplo, já está confirmada em Porto Alegre e Brasília.
Agradecemos desde já o interesse e torcemos para que 2013 seja um ano de muito esporte para você!



Bom, o comunicado é bem direto mais não se aprofunda no motivo. Fala do período de renovação o que dá a entender uma exclusividade de trabalho no eixo Rio-São Paulo, mas não explica o motivo da manutenção em Brasília, expansão em Porto Alegre e exclusão de BH.

Fica um "quê" de lamentação para os mineiros. Primeiro, porque já é um dos estados mais tradicionais no quesito corrida de rua, vide grandes nomes do esporte nacional que são daqui. Segundo, porque perderemos uma das provas mais bem organizadas do país, que é a Meia Asics Golden Four. 

Quanto ao Circuito Athenas, achei sempre uma prova bem interessante, principalmente a ideia da evolução, mas parece que não pegou muito por aqui pois sempre esteve bem vazia. Lembro que também era uma das priores organizações na entrega do kit. Mas nada nada era uma meia maratona presente nos nossos calendários, eu mesma fiz as duas que foram realizadas aqui.

Quanto a W Run, é uma prova que nunca fiz. Mas sempre ouvi falar muito bem dela e acho que era um incentivo para a mulherada! Mas como eu já disse, nunca gostei muito dessa ideia separatista. Acho que nós mulheres temos sim que correr ao lado dos homens, então,das perdas, acredito ser a menor.

A pergunta que fico é a seguinte: estamos assistindo a um declínio do Império de Corridas para todos os lados? Aquele tempo de explosão de ofertas de corridas passou? O "boom"chegou ao fim? 

Já voltei de várias corridas pensando que estão mais vazias, que há menos inscritos, que as pessoas estão menos empolgadas para correr. Mas também já voltei de várias vendo que não, que a gente quase não tem mais espaço para correr.

Então, delírios fincanceiros a parte, sou a favor sim, de menos provas mas com mais qualidade!

Meu pesar fica mesmo para a Asics Golden Four, que era uma prova das mais queridas da minha lista. Mas sem chororô. Está aí um ótimo motivo para fazer as malas e viajar para correr.



Vamos?

Bons treinos!






sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Metas 2013!

Depois de uma dor terrível na panturilha depois da São Silvestre, fiquei esses dias parada, porque descer escada já estava difícil, imagina malhar ou correr. Foi bom para me dar uns dias de descanso também. Essa semana e a próxima ainda não dá para falar em treinos, mas em corridas avulsas. Volto aos treinos na segunda quinzena de janeiro e até lá preciso fechar a data certa da maratona desse primeiro semestre. 

Uma dúvida gigantesca: POA, Sampa ou Rio?

Vou aproveitar o momento para pegar firme na bike, porque acabou a brincadeira no pedal e 2013 quero estar firme nas duas planilhas.

Então é isso: a meta de 2013 está definida. Segunda maratona no primeiro semestre e estréia no Duathlon no segundo semestre e até o final de janeiro vou definir as provas e datas!

Mas é isso. Tem gente que odeia pensar na palavra "META", que não pode nem ouvir. Eu ADORO, para não falar que é o frisson total. Me motiva, me empurra, me faz funcionar! 

Enquanto isso, vai meu som das últimas corrida:


Bons treinos!


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

São Silvestre - Brigadeiro amargo, já experimentou?

Acabei de chegar de Sampa e descarregar a mala. Cheia de histórias! Vamos lá!



Ontem dia 31 foi o dia da São Silvestre. Tive 12 semanas de planilha e juro que pareceu que nada servia, o calor estava extenuante e o percurso achei dos mais difícil. Nós mineiros temos que aprender a subir ladeira, definitivamente! A gente se esbalda nessas "Pampulhas" da vida e quando vai lá fora, toma ferro. O buraco é bem, bem mais embaixo.

Na véspera da prova ouvi muita coisa sendo dita. Algumas atestei, outras não.

Que é uma prova difícil e com muitas subidas punk! Pura verdade! Lembro de uma pessoa dizendo: "Dá vontade de andar no Km2!" É assim. Até o Km5 está tudo tranquilo. No Km7 você vê a coisa ficando mais difícil e no Km10 a coisa fica totalmente preta! Meu resumo: Verdadeiro Tobogã! E como tudo que desce sobe......vocês podem imaginar onde isso vai parar!

Mas achei a distância muito precisa. Ninguém conseguiria passar disso e ao mesmo tempo é muito prazer e desafiante chegar no seu limite. Afinal, é bem chato acabar uma prova de 10K cheio de fôlego ainda né?

Ouvi muita gente(leia-se, corredores inclusos) falando mal da prova. que não deseja fazê-la, que não é corrida e sim bagunça. Discordo. Saí de cada às 7:10h da matina e cheguei na Av. Paulista 7:30h. Então senti verdadeiramente qual a energia do lugar, vi as pessoas chegando, se amontoando, se organizando, se divertindo, se fantasiando. E prá mim é a corrida com a pegada cultural mais forte. Me senti como num desses festivais de rock.....uma energia muito boa, de final de ano, de desejos para o que estar por vir. O diferencial ali é o tênis no pé! Temos uma ideologia em comum.....virar o ano para gente, protestar, agradecer(rola muita gente pagando promessa) significa caminhar e correr para frente. Cada um no seu passo, mas com fé e determinação, típico de todo corredor.

Acredito que você, amigo que ainda não correu a SS, deva ir. Isso precisa estar no seu caderninho de provas. Não para recordes. Essa sinceramente não é a ideia dessa prova. E depois de conhecê-la não vou julgá-la por isso. A gente vê, por exemplo, a meia da Asics. Uma organização foda que faz de tudo para você ter seu melhor tempo e ponto final. A concepção do evento é outra.

Imagino que não deve ser fácil mesmo para as elites locais de seus estados ir para São Paulo e se misturar na geral, já que a elite da SS é bem reduzida. Pois é isso, trata-se de uma geral muito misturada, complexa e heterogênea. Tem de tudo! E isso talvez desmotive aqueles que integram os pelotões quênia nas provinhas do Brasil. Mas para nós, meros mortais, amantes da corrida, da festa que é correr, dos que é para si tão significante fechar o ano com uma boa corrida...ahhhh para nós é uma dádiva!

E correr com 25 mil pessoas não é qualquer dia, nem em qualquer lugar. Quem viu na TV pode ter tido uma ideia. Mas é mais, muito mais. Até metade da prova eu não conseguia ultrapassar ninguém. Parecia uma onda de pessoas, uma maré. Então o ritmo é esse e ponto final.

Sobre a organização durante a prova, tenho 2 considerações. Adorei o Gatorade de saquinho e a água estava muito quente! Embora a prova tenha passado para o período de manhã, o calor apertou do mesmo jeito. Uma água geladinha ia bem.

Sobre a Av. Brigadeiro. Ahhh....como disse Giovano dos Santos, é insuportável! Eu acrescento: uma subida amarga! Me desgastei muito até o Km13 e dali pra frente foi horrível. Fui quase parando...não tinha mais forças! São 2Km puxados de final da prova. Mas muito desafiantes. Você olha para trás e vai ver gente parando e andando. É preciso manter o foco lá em cima! Meu tempo foi 1h38min.

Me perguntaram se eu volto. Ainda não sei responder. Mais pela dificuldade com o final de ano. Se fosse sempre na cidade que eu vou passar a virada muito certamente eu animaria correr 15K no dia 31. Mas como Sampa não tem praia....rsrsrsrs...não garanto.

Mas é isso. Atravessar o pórtico foi maravilhoso. Lembrei das conquistas do ano: completar a maratona de POA, fiz uma boa prova no Fila 10K, uma melhora significativa na 10 Milhas da Garoto. 

Agora estou aqui, curtindo essa medalha linda, planejando o 2013 de provas e curtindo uma dor terrível na panturilha.  

Mas agora sim, fechei o ano. E posso desejar um Feliz 2013!








Bons treinos!