quinta-feira, 6 de março de 2014

Lado B, Lado A

O furacão do carnaval passou e se dizem por aí que agora o ano começa....certo engano!!!!
Ter começado após a virada do ano foi o diferencial para essa minha temporada até POA. Foi o feriado mais intenso de treinos que lembro ter feito. Corri todos os dias. Adiantei treinos e claro aproveitei a qualidade do descanso entre um bloquinho e outro. 

E dá pra gente perceber como a rotina de trabalhar 8 horas diárias interfere no rendimento. Fora as horas de deslocamento e tals. Ahh....foi o paraíso! E claro que não é fácil manter o pique, mas não vou perder a chance de me dedicar tudo que posso, HOJE.

Sim pessoal, vamos um dia de cada vez.

Estou ensaiando um post há dias, depois de uma conversa com um amigo. Penso penso sobre o assunto, escrevo frases, volto, refaço na cabeça e lá vai.

Dá para conciliar uma rotina intensa de treinos com a vida pessoal?

Primeiro vou separar. Lado B, Lado A.

Time dos que correm com o marido, com o filho, com a melhor amiga, com a namorada. Dá fácil pra conciliar e muitas vezes é assim que você começa, e aí só fortalece os treinos e a amizade! Isso não significa mesmo ritmo, lado a lado. E sim a afinidade de programas. Treinar no mesmo lugar, mesmo horário, ir junto para as provas e inclusive programar viagens juntos! Bom, o post não nasceu para essa turma daqui.

Difícil é sair para treinar domingo de manhã quando a esposa traz o café da manhã na cama e te pede para curtir a manhã na maior preguiça. Quando seu filho te pede para você levar ele no futebol quarta a noite, na hora do treino. Quando é aniversário da mãe da sua namorada e você tinha programado os tiros na quinta a noite. E o clássico casamento do melhor amigo no final de semana da Maratona de Paris.

Isso não é fácil pessoal. Já tentei pensar em mil respostas. Sempre vem o famoso e blasé: "ORGANIZE-SE", "Quem quer arranja tempo, quem não quer arranja uma desculpa".

Como se fosse simples assim, como as meladas frases de efeito.

Eu pensei por bastante tempo que a palavra fosse organização. Quem chama prioridades. E que chama adaptação. Que chama ultras esforços. Lembra do correr enquanto as pessoas dormem? 

Então, eu acredito que você deva fazer o que te faz feliz. Corredor com a familia reclamando fica triste.
Corredor sem corrida fica triste.

Há de existir um meio termo.

Há de existir o prazeroso, para você e para os outros.

Passou a fase do "foda-se", "eles entenderão". Às vezes, não se entende. Reclama, pede, implora, determina.

Bato na tecla. Meio termo. Equilíbrio.

Se teu treino dura 2 horas do dia: o que você faz nas outras 22h?

E olha: não deixe ninguém tirar seu brilho! Seu momento exclusivo do dia. Mas também não entre no mundo caverna da corrida. Há vida lá fora! Os filhos estão crescendo, os maridos conhecendo outras pessoas tão interessantes quanto você no curso de culinária, as amigas comendo porcarias na quarta a noite, o namorado planejando sozinho uma viagem que era a dois.

Então, por fim, não tenho resposta para a pergunta lá de cima.

Estou encucada.

Mas não vou te dizer para correr menos, treinar menos, desacelerar.

São sonhos, precisam ser bem cuidados, preservados, regados.

O que acho que coloca respeito nisso é que saibam o tanto que isso é importante para você. Que não traz dinheiro, nem medalha, nem troféu. 

Não é palpável. E muitas vezes nem dito.

Liberdade, força, determinação, perseverança, capacidade. 

Sensações. Apenas sensações.

Bons treinos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário