terça-feira, 25 de março de 2014

O que te realiza?

Um amigo me falou assim: "Perdi o tesão pela corrida,
acabou o barato, não é mais como era antes. 
O que antes era vício virou obrigação!"

Quem aqui ainda não passou por isso? 
Ixii...sua hora ainda vai chegar!
Uns sacam logo de cara e desabafam. Outros insistem em não querer acreditar que aquela paixão tão ardente deu lugar a uma preguiça latente dos treinos e não confessam nem para si mesmos a verdade, nua e crua.

Como se fosse politicamente incorreto dizer "cansei desse lifestyle running de ser".

Eu vim dizer que te entendo. Que já passei por isso. E que inclusive treinei para minha segunda maratona assim. Sob tortura psicológica. Me dei uma tarefa e não sei porquê me obriguei a cumpri-la, sem desejo nenhum. Desejo verdadeiro nenhum. E foi um porre. Queria uma medalha mas não queria trilhar o caminho para alcançá-la. Foi chato, doloroso. Lição Pequeno Príncipe: É  o tempo que dedicastes a tua rosa que a torna tão importante.

Eu tenho uma teoria que nunca a sensação de cumprir a primeira maratona é igual. A primeira é mágica e ponto final. Você pode correr atrás desse barato de novo mas ele é inatingível. Pode ter outros legais e tal, mas nunca igual ao primeiro. Outros mais emocionantes, mais difíceis, mais recompensadores, mas nunca como a primeira. Lição: Não querer reviver uma emoção, mas querer buscar novas!!!

Outro ponto é como hoje correr virou sinônimo de ser maratonista. Começo a correr hoje e quero fazer maratona no final do ano, pode ser? E sim. Você faz! Qual o próximo objetivo, por favor? Foi fácil né? E tudo que vem rápido e fácil, a gente não dá o mesmo valor. Democratização da maratona. 

E depois? O que sobra?

A euforia passa, a moda passa.
Fica seus pequenos contratos particulares: uma maratona por ano, começar no triatlhon, Sub 4 horas...
Mas por qual motivo?

Coloque razão, tempere com sentido.
Se a corrida não vai ficar ser toda vida para sua vida toda tudo bem. Não não é obrigação.
Mas se hoje você está correndo meio que no automático não é atôa. 
Por baixo, é a corrida a melhor metáfora para tantas outras questões que atravessamos. Linha de chegada ou de largada você que escolhe.
Por alto, a chance de redescobrir uma nova corrida.

Calçar coragem.
Trilhar novos rumos.
Vestir metas.
Bancar desafios.

Calma, sem pressa.

Temos toda vida, vida toda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário