terça-feira, 11 de março de 2014

.O começo.

Muita gente já me perguntou como começei a correr e como vi que tem muita gente nova por aqui vou recontar um pouco essa história.
Não, eu não fui uma criança sedentária! Sempre fui apaixonada por esporte! Anos de vôlei e natação num clube de Ipatinga, handbol e atletismo na escola! Se tivesse futebol ou ioga na educação física, lá estava eu.

Começei a correr na esteira da academia! Lá pelos 16 anos, quando começei a fazer musculação! Em 2005, com 18 anos, participei da minha primeira corrida de rua em Ipatinga, na corrida de aniversário da cidade, 12Km. Não fiz nenhuma planilha de treino, nem sabia o que era isso. Sabia apenas que conseguia correr na esteira uma hora direto, só isso.

(Parêntese aqui. Claro que não corri uma hora direto no primeiro dia. Começei corre um minuto, anda um minuto, num total de 15, depois 20, depois 30 e por ai vai. Depois anda dois, corre dois. Depois corre 3, anda dois. Depois corre 5, anda 1. Até conseguir correr 30 direto e por aí vai. Minha cabeça nunca foi de olhar velocidade. Isso já detecta muito perfil. Ficava de olho na distância, só isso. Queria mais e mais.)

Foi uma experiência incrível, emocionante. Mas passou. Nesse ano passei no vestibular e me mudei para BH para fazer faculdade. Zero de corrida. Em 2009 passei 4 meses nos EUA, em Hunter, uma cidadezinha com montanha que fica 1:30h de NYC, congelante! Levei um tênis, mas ele não saiu da mala. Esporte? Esquiava de vez enquando, só. Trabalhava como assistente de cozinha e (claroooo) ganhei muitos quilos extras! 

Lembro que trouxe um tênis de corrida. Desci do avião(Março de 2009) e fui correr. Simples assim. Naquele momento para perder o peso extra que havia ganhado. Não parei de correr mais. Em 1 ano sai de 64Kg para 52Kg e mantenho esse peso desde então. Antes da viagem meu peso era 58Kg.

Minha primeira corrida foi em Maio de 2009, 10K na Ecorun. Não tinha acompanhamento na corrida, fazia musculação e um professor me dava orientações básicas. Corria 1 hora na esteira 3 vezes na semana.

Esse dia marcou tudo que hoje faço. Me apaixonei por aquele cenário, pela organização, pela medalha, pela prova, pelo mar de pessoas e pela dor que senti após a prova. Putz, eu lembro que fiquei no sofá o resto do domingo!

Inevitável dizer que meu maior companheiro da vida e da corrida fez toda diferença nessa história!!! Nessa época começamos a namorar e a partir de então ele era também meu treinador! Eu muito apaixonada queria ser a aluna mais dedicada!Rsrsrs! Outros campos da minha vida pessoal e profissional também estavam repletos de mudanças e foi na corrida que encontrei equilíbrio. Aquele momento do respira fundo, conta até três e vai. Daí para frente foram 3 anos participando de tudo que é prova aqui em BH. Tudo mesmo gente, todos finais de semana que tivesse! Sempre corri os 10K e meu tempo ficava entre 55min e 60min. Foi um tempão assim. Pura diversão, sem neura com tempo, armazenando medalhas e medalhas!

E claro mudei muito meu estilo de vida. Alimentação, interesse, programas, afinidades. Corrida hoje ocupa um espaço gigante na minha vida. Muito mais do que as horas de treino 4 dias na semana. O maior exemplo é o blog.  

O resumo disso tudo é: escolha algo que vai te dar prazer. Porque se não for de verdade, meu amigo, não vai durar. Tudo que vira rotina na vida é porque faz algum sentido. Se não, passava. Igual fase e igual moda.
Tudo que for te tomar tempo e dedicação, tem que ser prazeroso. Do contrário, vira mera obrigação.

E se fosse para deixar um recado para quem está começando fica um bem vindo! Você vai se apaixonar. Vem com calma, curta esse começo. Não pule etapa. Vá ganhando aos poucos confiança e quilômetros. Aproveite cada degrau. Faça muitas provas! Não se precipite. Começar a correr hoje e querer fazer uma maratona daqui há alguns meses. Calma calma. 

Corrida é melhor que carnaval. Tem 1000 por ano!



Bons treinos!

3 comentários:

  1. Que legal Carol!
    Eu comecei a correr em 2006/ 07, época muito difícil na minha vida (pessoal e profissional) e como não dava para sair correndo da minha vida, pois tinha um bebê de 1 ano e meio eu comecei a correr na USP.....serviu como uma terapia e fui tomando gosto pela atividade.
    Participei da minha primeira prova em 2008, na corrida da Nike.... ver aquele mar de gente correndo me emocionou e não parei nunca de correr.
    Já tiver vários objetivos e todo ano coloco uma meta diferente para continuar motivada: já quis baixar meu tempo nos 10km, já quis entrar para a elite da Corpore, já quis ganhar 10 troféus para o meu filho se orgulhar (já ganhei 15 troféus), já quis fazer só meias maratonas e este ano me coloquei esta meta: estrear na Maratona...... vamos ver no que vai dar! Estou confiante, pois sou disciplina e seguindo todos os passos para cruzar a linha de chegada inteira e, principalmente, feliz!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a história Carol.
    Comigo foi um pouco diferente, pois quando criança praticava esporte mas só o básico (educação física). Depois quando adolescente e na faculdade parei com tudo, apesar de sempre ter sido (e ser) um apaixonado por esportes.
    Com mais de 30 anos comecei a correr e depois, com 34 entrei para o triathlon. Quando assisti o Ironman de 2012 decidi que queria fazer em 2013 e assim fiz. Foi algo incrível e apaixonante. Hoje o triathlon toma uma barte grande da minha vida também mas é algo que encontrei e que me dá muito prazer. Também acabei criando o meu blog para expor um pouco mais dessa rotina e dessa paixão. E, sinceramente, também espero que todo mundo possa encontrar algo que goste assim.
    Bjs e bons treinos.
    Milton - www.vintesemanas.com.br

    ResponderExcluir
  3. História igual a de muitas vencedoras. Correr é tudo! É ser um super algo todo dia.
    Parabéns, Carol. Nada melhor que um texto de uma mulher vencedora no mês da mulher.
    Beijos e bons treinos.

    ResponderExcluir