quarta-feira, 3 de abril de 2013

A prova!

Dia de 10K!
Correr, treinar e fazer provas!
Seria um ciclo, um caminhar de etapas?
Há quem faça provas todos finais de semana e há quem nunca faz provas! 
Verdade é que estamos na era do boom de eventos de corrida em nosso país.
A primeira dica é escolher boas provas.
A segunda é que você encaixe as provas de acordo com sua planilha de treino. Há uma semana melhor para competir, a depender de seu volume de treino. 
Há uma diferença gigantesca para sua mente e para seu corpo entre um treino e uma prova!
E essa diferença tem um grande efeito positivo se você souber dosar quando é tempo de quê.
Provas todo final de semana desgasta. Vai chegar um momento que mais vai parecer treino que prova, o que chamo de falso-treino ou falsa-prova. 
Agora, não fazer provas de corrida é como se distanciar do seu limite. É ali, naquele momento, que você vai alcançar seu ápice, quando você dá tudo de si. A sirene da largada é o apito que envia comandos para suas pernas e seu coração. Tudo é mais acelerado.... 
Para aqueles que dizem que não gosta de competir, não tem desculpa. Nosso esporte é competitivo por si mesmo. Em primeiro lugar, com você mesmo. Que seja 5 minutos ou 5 segundos a menos, você venceu o ontem.
Verifique seu tempo, colha seus resultados. 
E aproveite a magia de uma prova, a companhia dos outros corredores, a música que te balança, a áurea da superação, o clima de diversão.
Aviste o pórtico. Para aí sim passar para outra etapa!



Arrisque-se! Coloque-se a prova!

Bons treinos!


Um comentário:

  1. "Provas todo final de semana desgasta. Vai chegar um momento que mais vai parecer treino que prova, o que chamo de falso-treino ou falsa-prova.
    Agora, não fazer provas de corrida é como se distanciar do seu limite." Tem coisa mais certa que isso? Esse mês tenho quatro provas para fazer nos 5 fins de semana. 2 inscritos e 2 de treino-de-ritmo onde largo de fundo e não pago: minha competição comigo mesmo e os momentos que tiro para inspirar e guiar quem corre comigo com menos experiência ou conhecimento eu não abro mão por nada. :D

    ResponderExcluir