terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fairplay ou Failplay?

Check da semana:

Segunda: 8K ritmos and musculação
Terça: 10K rodagem and musculação

E como abri a semana com bike.....não podia deixar de dizer da chegada do Ironman 70.3 Brasília da prova masculina. Pensei muito até vir escrever. Pensei pensei. E acho que não cheguei em conclusão alguma. Mas vou aos devaneios!

Vamos às imagens! Primeiro o link vídeo(http://www.mundotri.com.br/2013/08/video-a-polemica-chegada-de-igor-amorelli-e-jeremy-jurkiewicz-no-ironman-70-3-brasil/http://www.mundotri.com.br/2013/08/video-a-polemica-chegada-de-igor-amorelli-e-jeremy-jurkiewicz-no-ironman-70-3-brasil/) e depois as fotografias reveladoras de um momento muito forte e dramático.




O francês Jeremy cumprimentando a platéia na reta final, ainda sem cruzar a linha de chegada.
O brasileiro Igor Amorelli veio como um foguete na segunda posição e quase desbanca o francês.

É surreal o susto que Jeremy tomou! Quase colocou tudo a perder por ter cantado a vitória antes da hora.
Igor veio com tanta velocidade que parecia estar ainda disputando a primeira posição, e ele trava, freia. Respeita o primeiro colocado, que afinal não é primeiro colocado de 5 metros. Mas de uma prova dura de quase 4 horas.

Alguns chamaram de covarde, outros de gentleman do esporte. 

O que mais me chama atenção é se pode ser intencional e racional a atitude de Igor naquele momento. Se deu tempo de pensar sabe? Se deu tempo de calcular tudo que estava em jogo! Os treinos de um lado, a ombridade de outro.

Sobre o sujeito francês: que tal curtir o segundo lugar mais amargo da história? Nananinanao....ele deu um solavanco típico de um ato reflexo. "Daqui você não passa. E se fosse preciso uma rasteira típica do jogo mais sujo eu daria!"

Fairplay ou Failplay?

Bons treinos!

5 comentários:

  1. Igor foi um covarde com ele mesmo. Se o francês prova mais uma vez que não existe Fairplay. Treino é treino, jogo é jogo. "Cuxilou, o caximbo caiu!" Ridicula atitude de Igor. Isso é a minha opnião. Se fosse amadores igual a gente tudo bem, mas é competição.

    ResponderExcluir
  2. Retificando: Se o francês o segurou, prova mais uma vez que não existe fairplay em competição.....

    ResponderExcluir
  3. É uma situação difícil mesmo Carol. Eu penso que o Francês foi ingênio e de uma certa forma meio burro. Profissional não pode se dar ao luxo de ficar comemorando do jeito que ele ficou, ainda mais sabendo que tem gente perto (eles sabem das distâncias entre eles). Aquela forma de comemorar é de amador que está ali terminando algo que talvez tenha sonhado por anos não deles que estão comemorando.
    De qualquer maneira não acho que o Igor tenha feito errado. Ele não quis ganhar por uma idiotice do cara da frente e ele sabe o valor que tem. Não sei se eu ou qualquer outra pessoa faria o que ele fez, isso acho que vai muito de cada um e de cada momento.
    Ouvi também outros atletas falando que existe uma conduta (informal, estilo fair play) que fala que se não estão disputando cabeça a cabeça no sprint, é de bom tom que quem vem atrás deixe o cara que chegou no tapete primeiro dosar um pouco para comemorar no final sem querer se aproveitar do momento. Agora se estão juntos no sprint não, logicamente aí vale quem tem mais perna.
    Bjs
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Achei super pixotada do Francês, chegou a soar amador.
    eu, hein!
    Mas esse esporte é foda... Não me sentiria bem de ganhar um primeiro lugar num vacilo que não teria a ver com incompetência ou falta de estratégia do adversário. As vezes lembro dessa segurada do Igor com raiva, outras com orgulho.

    ResponderExcluir
  5. Carolina,
    Ainda não consegui ter um juízo de valor sobre essa prova emblemática. Penso que o brasileiro agiu de forma racional. Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir