terça-feira, 19 de março de 2013

Espelho, espelho meu!

Hoje foi dia de musculação e dia de estréia de seção nova no blog!
Estou feliz até, vamos abrir alas a "Espelho, espelho meu!". Um espaço para a gente se insiprar.... A ideia é promover um cantinho que a gente respire motivos para mergulhar no universo da corrida e que isso possa de algum modo transformar sua vida. Sem muito fru-fru. O motivo é sempre muito único, cada história tem seu encontro. Uns pela forma física, outros para vencer uma decepção, uma tristeza ou por mero prazer. Mas todos por mais saúde, para levar dessa vida o que ela tem de melhor.

Hoje vou apresentar um grande parceiro do Blog, o Ivan! A história é de arrepiar....o resultado então!

Runner: Ivan Bruno


5 TIROS


1. Qual foi sua motivação?

A faculdade, o trabalho e a monotonia pouco faziam eu me olhar no espelho e pensar em melhoras que não envolvessem sacrifícios, o que já dava uma preguiça enorme. No entanto, a qualidade de vida ruim a feiúra que a obesidade, aos meus olhos, carrega, me fizeram repensar o que queria para mim e em Janeiro de 2010 comecei uma reeducação alimentar e com a Revista Men's Health, aprendendo a cozinhar, limando carbs brancos e adicionando os complexos e alimentos integrais. Não quis ouvir nutricionistas, pois eles nunca defendem mudanças drásticas como as que eu queria fazer.

2. Alguém te inspirou?

Não, ninguém me inspirou., mas tive muito apoio de minha namorada que via antes de todos cada quilo perdido, até que foi ficando muito escancarado e as pessoas já não paravam de elogiar e incentivar no meu meio social. De 98, fui a 90 sem atividades físicas. Não entendia que elas serviam para algo além da estética... quem diria!?

3. Qual sua maior vitória/superação na corrida?Alguma prova especial?

Comecei a correr um ano após o começo da reeducação, em Janeiro de 2011. A primeira vitória foi correr meia hora direto. Após isso, foi fazer 10k quando todo mundo começa dos 5k, como na foto da NIght Run no meio da foto que te enviei. Após isso, foi levar 10k correndo direto e cravar meus 60' numa prova noturna em Dezembro. Off-scene, uma vitória grande foi emagrecer para correr. Ao tirar todo o sobrepeso (20kg), ainda precisava cortar mais alguns quilos para minimizar impactos do tronco nos joelhos e tornozelos e com um treino intervalado eficiente fui dos 78kg já maravilhosos à 72kg que transformariam-me e um mero praticante num corredor amador. As provas hoje são minha motivação e meu foco maior:  tem estratégia de alimentação, musculação, treino de ritmo especial, hidratação inteligente e outros passos só para elas como quilos a mais e a menos. Queria poder ser um atleta elite nos resultados também, mas pelo menos no pré-prova me comporto como um.

4. Qual foi sua principal mudança na alimentação?

Hoje, consumo só carboidratos que sei que vão me servir de alguma maneira e não mais por simplesmente estar no shopping, na festa ou de bobeira. Nada de refri, junkie food... Carboidratos de alto valor nutricional são os únicos que aceito e tenho hora certa para eles numa dieta que eu mesmo montei com muito estudo. Suplementação, sanduíches bem protéicos e quase nada ou  nada de açúcar refinado completam a lista de bons hábitos. Tenho o "dia do lixo" para fazer exageros uma vez por mês, mas as vezes não dá vontade e fica creditado para o próximo. 

5. E o tênis preferido?

Não abro mão da Asics. Talvez se Mizuno fosse tão barato quanto eu teria um par deles, mas a Asics tem um para para cada gosto seu: o dos longos, o dos curtos, o leve/velocista, o das provas e o bonitão. Se tivesse grana, era realmente um para cada característica dessa. Uso o Speedstar 6 para provas em que preciso ser veloz e em dias que saio só para tiros ou para tempos run curtos, muito leve e ao mesmo tempo estável, foi o que eu mais vi com a minha cara nesse quesito. Tive que perder peso para desfrutar dele sem dores no tornozelo. Uso o Noosa Tri 7 pelo amortecimento e para atender diretamente a minha pisada e claaaaro: pelo visual. É o que eu uso para treinos acima de 6k e as articulações inferiores sentem tanto quanto ou até menos que em treinos menores no Speedstar que eu corro como se não houvesse amanhã quando uso. É meio duro, mas depois dos 10k, você agradece que é um tênis duro que está usando.


Ivan deu uma super aula do passo a passo da mudança! E o sorriso no rosto é a prova de como vale a pena!

Bons treinos!

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelo post especial, Carol! Adorei mesmo. Tomara que inspire seus leitores como inspiro meus leitores e amigos. Até um dia, cara runner!

    ResponderExcluir
  2. Ivan é um grande exemplo, de determinação, de foco, de conhecimento técnico de corrida, fora que é um pessoa muito atenta as coisas e as pessoas.
    Bjs.
    Cássia (http://www.cassinhags.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir