terça-feira, 1 de janeiro de 2013

São Silvestre - Brigadeiro amargo, já experimentou?

Acabei de chegar de Sampa e descarregar a mala. Cheia de histórias! Vamos lá!



Ontem dia 31 foi o dia da São Silvestre. Tive 12 semanas de planilha e juro que pareceu que nada servia, o calor estava extenuante e o percurso achei dos mais difícil. Nós mineiros temos que aprender a subir ladeira, definitivamente! A gente se esbalda nessas "Pampulhas" da vida e quando vai lá fora, toma ferro. O buraco é bem, bem mais embaixo.

Na véspera da prova ouvi muita coisa sendo dita. Algumas atestei, outras não.

Que é uma prova difícil e com muitas subidas punk! Pura verdade! Lembro de uma pessoa dizendo: "Dá vontade de andar no Km2!" É assim. Até o Km5 está tudo tranquilo. No Km7 você vê a coisa ficando mais difícil e no Km10 a coisa fica totalmente preta! Meu resumo: Verdadeiro Tobogã! E como tudo que desce sobe......vocês podem imaginar onde isso vai parar!

Mas achei a distância muito precisa. Ninguém conseguiria passar disso e ao mesmo tempo é muito prazer e desafiante chegar no seu limite. Afinal, é bem chato acabar uma prova de 10K cheio de fôlego ainda né?

Ouvi muita gente(leia-se, corredores inclusos) falando mal da prova. que não deseja fazê-la, que não é corrida e sim bagunça. Discordo. Saí de cada às 7:10h da matina e cheguei na Av. Paulista 7:30h. Então senti verdadeiramente qual a energia do lugar, vi as pessoas chegando, se amontoando, se organizando, se divertindo, se fantasiando. E prá mim é a corrida com a pegada cultural mais forte. Me senti como num desses festivais de rock.....uma energia muito boa, de final de ano, de desejos para o que estar por vir. O diferencial ali é o tênis no pé! Temos uma ideologia em comum.....virar o ano para gente, protestar, agradecer(rola muita gente pagando promessa) significa caminhar e correr para frente. Cada um no seu passo, mas com fé e determinação, típico de todo corredor.

Acredito que você, amigo que ainda não correu a SS, deva ir. Isso precisa estar no seu caderninho de provas. Não para recordes. Essa sinceramente não é a ideia dessa prova. E depois de conhecê-la não vou julgá-la por isso. A gente vê, por exemplo, a meia da Asics. Uma organização foda que faz de tudo para você ter seu melhor tempo e ponto final. A concepção do evento é outra.

Imagino que não deve ser fácil mesmo para as elites locais de seus estados ir para São Paulo e se misturar na geral, já que a elite da SS é bem reduzida. Pois é isso, trata-se de uma geral muito misturada, complexa e heterogênea. Tem de tudo! E isso talvez desmotive aqueles que integram os pelotões quênia nas provinhas do Brasil. Mas para nós, meros mortais, amantes da corrida, da festa que é correr, dos que é para si tão significante fechar o ano com uma boa corrida...ahhhh para nós é uma dádiva!

E correr com 25 mil pessoas não é qualquer dia, nem em qualquer lugar. Quem viu na TV pode ter tido uma ideia. Mas é mais, muito mais. Até metade da prova eu não conseguia ultrapassar ninguém. Parecia uma onda de pessoas, uma maré. Então o ritmo é esse e ponto final.

Sobre a organização durante a prova, tenho 2 considerações. Adorei o Gatorade de saquinho e a água estava muito quente! Embora a prova tenha passado para o período de manhã, o calor apertou do mesmo jeito. Uma água geladinha ia bem.

Sobre a Av. Brigadeiro. Ahhh....como disse Giovano dos Santos, é insuportável! Eu acrescento: uma subida amarga! Me desgastei muito até o Km13 e dali pra frente foi horrível. Fui quase parando...não tinha mais forças! São 2Km puxados de final da prova. Mas muito desafiantes. Você olha para trás e vai ver gente parando e andando. É preciso manter o foco lá em cima! Meu tempo foi 1h38min.

Me perguntaram se eu volto. Ainda não sei responder. Mais pela dificuldade com o final de ano. Se fosse sempre na cidade que eu vou passar a virada muito certamente eu animaria correr 15K no dia 31. Mas como Sampa não tem praia....rsrsrsrs...não garanto.

Mas é isso. Atravessar o pórtico foi maravilhoso. Lembrei das conquistas do ano: completar a maratona de POA, fiz uma boa prova no Fila 10K, uma melhora significativa na 10 Milhas da Garoto. 

Agora estou aqui, curtindo essa medalha linda, planejando o 2013 de provas e curtindo uma dor terrível na panturilha.  

Mas agora sim, fechei o ano. E posso desejar um Feliz 2013!








Bons treinos!





12 comentários:

  1. Muito bacana, dá pra sentir na prova. Certamente esta prova irá fazer parte do meu calendário de 2013.

    Feliz 2013 e muitos km´s pelas ruas do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris! Tem que ir mesmo!E depois que você fizer a maratona do Rio, vai ser fechar o ano com chave de ouro!Um abraço.

      Excluir
  2. Carol,
    perfeita a sua narrativa, senti um pouquinho da forma que esta corrida acontece. Parabéns.
    Abraço.
    J.Xavier

    Feliz 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xá, você acompanhou essa história maluca de perto né? e hoje viu o resultado!Aff. Bjos.

      Excluir
  3. carol, adorei seu relato...sofri vendo na tv com vontade de estar la, mais pela festa mesmo, por acabar o ano correndo, do que por bater record ou outra coisa...ano que vem vou dar um jeitinho...parabens pelo seu ano maravilhoso, vc inspira a gente!!otimo e feliz 2013 p vc...bjos, mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari sua linda, obrigada pelas palavras!Você acompanhou a saga o ano todo né? Bjão.

      Excluir
  4. Parabéns Carol!
    Imagino que as histórias sejam muitas nesses 15km. Os personagens que encontramos, as situações engraçadas, as dificuldades e principalmente a reta final para cruzar o pórtico de chegada, são momentos que sempre lembraremos!
    Muito bom o seu relato.
    Feliz Ano Novo e muitas conquistas em 2013!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, obrigada!Feliz 2013 para você também! E o que você achou da prova?Um abraço.

      Excluir
    2. Oi Carol,
      Foi a minha primeira São Silvestre. Em resumo achei a energia muito boa. Gostei muito de largar com a música Carruagens de Fogo. Realmente, ela não é uma prova de tempo. No mais entre todas as dificuldades da prova, se eu tiver a oportunidade de correr a próxima edição, já vou com mais experiência.

      Ah... já postei o relato no blog.

      Abraços.

      Excluir
  5. Bom, tenho várias críticas à prova, mas já fiz isso no meu blog. Então, deixa pra lá.

    Essa parte da Brigadeiro eu acho das mais complicadas. A subida não é íngreme, mas não termina nunca. Quando você pensa que ainda nem começou, já está nela há um tempo. Para mim, foi mais tranquilo em 2012 do que em 2011. Senti mais a subida do elevado no 9º km, mais inclinado e com muito mais gente.

    Parabéns pela corrida. Temos que nos apegar às coisas boas e correr o tempo todo com gente ao redor e ainda chegar na Paulista é demóis!

    ResponderExcluir
  6. Corrida e texto lindos, Carol. É a minha meta para a SS 2013. Tomei coragem e viverei o ano em função dessa prova e da Pampulha um pouco antes. Meias só ano que vem. Respeito muito números. Bom saber dos relatos dos mortais sobre a prova e ela é exatamente o que pensei: é ir e curtir. Deixa os africanos e brasileiros guerreiros se acabarem lá na frente! Rs! Bom 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Runner!Prova linda, que não dá para ficar de fora do calendário do corredor!Treina, vai com força e não esquece de aproveitar!Bom 2013 para vc tbm!

      Excluir